Obama no Brasil e Chile: Investment Grade`s Countries.
Bom dia!
Nessa última semana muito se falou da visita do Obama ao Brasil. Ninguém tinha certeza de qual seria seu discurso. Muito foi especulado, porém nada foi concretizado até seu pronunciamento. Li diversas questões relacionadas a sua visita, mas ninguém citou a grande questão da vida dele ao Brasil e ao Chile, esses dois países possuem Investment Grade.
O mundo após a crise do subprime, alterou algumas condições relacionadas aos riscos de investimentos. Aqueles países que seriam os mais seguros de se investir, mostraram que existia um risco maior do que o esperado. Mais de 90% do investimento mundial estava voltado para os países desenvolvidos. Hoje, os países emergentes, os BRIC´s(Brasil, Russia, China e India) estão recebendo investimentos como forma de diluição do risco pelos investidores.
As agencias de rating analisam os riscos de se investir em determinado país, avaliando diversos fatores. Criaram tabelas para segmentarem, em ordem decrescente, quais os melhores países para se investir. Hoje, na América do Sul, Brasil e Chile possuem o nível de Grau de Investimento( Investment Grade). Esse nível de investimento é como se abrisse o sinal verde para investidores aplicarem seu dinheiro nos países. Antes de chegarem ao nível de investimento, seria como tivesse um sinal amarelo piscando, logo existia um risco maior e o retorno teria que ser muito mais atraente para investirem.
Dentro dessa tabela de risco, o Chile é o país mais bem colocado na América do Sul. Está a um nível mais alto que o próprio Brasil, que adquiriu esse titulo recentemente, em 2008 se não me engano. Logo, Obama não veio visitar esses países à toa. Ele veio ser o representante comercial das indústrias americanas, principalmente bélica e petrolífera, para conseguirem explorar esses países, já que o mundo observou que nos tornamos foco de investimentos nos setores energéticos e existem muitos setores a serem explorados.
Alguns meios de comunicação o tratam como presidente, sem especificar de que país é. Vi algumas pessoas falando como se ele fosse nosso presidente, achei um absurdo. A desinformação que é transmitida induz o povo a não refletir e acreditar em tudo como se fosse verdade. O Obama, Presidente dos EUA, não veio fazer apenas uma vista ao país, veio representar comercialmente os interesses das principais indústrias americanas, aproveitando que esses países possuem um titulo que garante o investimento aqui, no caso do Brasil e Chile.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Deixe aqui seus comentários.