terça-feira, 26 de maio de 2015

Como estará daqui a 5 anos?




Como estará daqui a 5 anos?

É comum, quando criança, as pessoas te perguntarem o que quer ser quando crescer. É mais comum ainda aquilo que imagina não acontecer. Mas será que você consegue projetar o que esperar para os próximos cinco anos? Não apenas financeiramente falando, mas em relação a toda sua vida?

Quando crianças os dias são tão longos, os anos passam tão devagar, a espera de um novo aniversário parece infinita. Com o passar dos anos, com maiores responsabilidades em relação a vida, principalmente no aprimoramento do estudo e na definição da profissão que seguir pelo resto da vida, faz com que percebamos o tempo de forma não tão demorada quanto qualquer data de aniversário quando criança. Os dias possuem os mesmos minutos, mas você não. Ainda com o passar dos anos, a natural busca por emprego, muitos após completar o ensino médio, parece que aqueles projetos infantis se tornaram cada dia mais distante de uma realidade que suas responsabilidades te tomam tanto tempo que você só consegue esperar o dia do pagamento de seu salário. Chega então a fase de sua vida que o tempo passa tão rápido que não é tão fácil perceber certas mudanças, você está envelhecendo.

Muitos projetos de vida acabamos não realizando, não apenas por falta de tempo, mas pelo caminho que percorreu ir ter mostrando novas alternativas e opções de decisões a serem tomadas. Se quando adolescente você imaginasse que aos 30 anos já estaria com um bom emprego, capaz de ter sua vida estruturada, com família filhos, casas de campo ou praia, mas apenas parte daquilo que imaginou ou aconteceu, ou talvez nada daquilo tenha acontecido, não foi especificamente culpa sua, mas novos fatores desconhecidos enquanto sonhava te foram sendo apresentados com o passar do tempo. E será que não existem pessoas que imaginaram o que queriam e chegaram ao seu objetivo? Provavelmente, sim. Mas durante esse tempo tiveram muitas barreiras que jamais imaginavam que poderiam enfrentar.

Um dos pontos mais determinantes capazes de influenciar suas tomadas de decisões, não é você exatamente que determina. Já pensou em quantas dificuldades o país passou pelos últimos 20 anos em relação a sua economia? Já imaginou quantas situações aconteceram diante de sua vida, se é que possui mais de 20 anos hoje, relacionadas a dinheiro e renda dos seus familiares? Hoje consegue projetar como sua vida estará daqui a cinco anos? Se estará aposentado ou em um novo emprego? Se estará cursando uma universidade ou se casando? Se estará sem dívidas ou com financiamento de casa para pagar por 30 anos? Mas e o seu desejo, você consegue identificar? Será que em outros países as pessoas passam por tanta variação assim em relação a vida?

Hoje existem diversas incertezas relacionadas ao país. Esta com a economia em recessão, com aumento de desempregos, carga tributária, elevação do endividamento das famílias, empresas fechando e demitindo, com 17 Estados com déficit público podendo não conseguirem cumprir seus compromissos, em ambiente tensões políticas com escândalos de corrupção em todas as esferas de Governo, etc. Será que se pode projetar como estará o país daqui a 5 anos? Será que nossas decisões dependem diretamente de situações que não conseguimos controlar? Como se pode minimizar as incertezas que encontraremos durante os anos que estão por vir? Se possível, crie condições para gerar renda independentemente da situação econômica do país. Se possível, poupe! Se possível, não possua dívidas superiores a 30% de sua renda e poupe parte do que sobrar. Se possível, não utilize o cheque especial, é dinheiro que não é seu e você joga fora quando o utiliza no impulso. Se estiver endividado, não tente quitar todas as dívidas ao mesmo tempo, tente ser racional. Ficar com o nome em listas de restrição ao crédito é menos pior que perder a saúde e sua capacidade de gerar condições de seguir em frente.


Caso precise de alguma orientação de como proceder com suas dívidas, entre em contato. Não deixe que aqueles sonhos infantis, ou parte deles, sejam sufocados pela rotina. Com um passo de cada vez é capaz de chegar onde gostaria de estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...