quarta-feira, 6 de maio de 2015

Contratos de Financiamento com Juros Pós-Fixados


Contratos de Financiamento com Juros Pós-Fixados

Existem contratos de financiamentos e empréstimos que possuem uma característica distinta dos contratos bancários que são ofertados para o cidadão comum, que são os contratos com juros pós-fixados. Como esses juros funcionam e quais as características desse tipo de contrato que podem influenciar suas decisões futuras como empresa?

Normalmente os contratos são calculados com juros pré-fixados. Os juros pré-fixados são os juros que iniciam e permanecem constantes por todo período contratado. Eles ocorrem na maioria dos contratos de financiamentos para pessoas físicas e empresas. Nesses empréstimos ou financiamentos as principais características são as prestações constantes quando não há incorporação de atualização monetária no contrato.

Os contratos com juros pós fixados são aqueles que possuem variação futura dos juros. As prestações variam de acordo com de um índice que o banco utiliza para correlacionar a base de cálculo dos juros dos meses futuros. Normalmente nesses contratos, existem dois juros e não somente os juros pós-fixados. Existe uma taxa fixa de juros(pré fixados) que será um valor mínimo cobrado pela captação daquele recurso financeiro com o banco. Já o segundo juros que é o pós-fixado, ele normalmente varia com a CDI, que está diretamente ligada a Taxa Selic, taxa de juros básica da economia.
   
O CDI é o Certificado de Depósito Interbancário. Esse é os juros que os bancos negociam diariamente entre si. Como nesse tipo de contrata de financiamento com juros pós-fixados os bancos vinculam os juros ao CDI, eles estipulam sempre um percentual da CDI. Isso vai variar de acordo com as garantias dadas pelo contratante ao banco, valor do financiamento ou empréstimo e o prazo de contratação. Normalmente eles estipulam um percentual que pode variar de acordo com o que o banco achar justo para compensar o risco. Esses percentuais normalmente ficam entre 100% e 200% da CDI, podendo variar para mais ou para menos. E quais as desvantagens que podem ocorrer em relação ao contrato pré-fixado?

A desvantagem nesse tipo de contrato é a falta de visão sobre o valor futuro das prestações. Imagine uma empresa que contratou um financiamento em 2010 com a taxa Selic em torno de 10% ao ano. Hoje a Selic já corresponde a 13,25% ao ano. Como o CDI varia de acordo com a SELIC, vamos supor que a taxa pré-fixada fosse de 0,8% ao mês mais a pós-fixada variando a 200% da CDI. A taxa de juros total do contrato variaria de 0,8%+2%, totalizando 2,8% ao mês, para 0,8%+2,65%, totalizando uma taxa de juros de 3,45% ao mês. Imagine essa variação de juros num contrato de 5 milhões de reais ou até valores superiores a isso. Esse tipo de variação tende a gerar uma imprevisibilidade na capacidade de se pagar o contrato e isso pode deixar a empresa refém do acaso, vir a ficar inadimplente de suas prestações e acabar perdendo o bem dado como garantia do financiamento. E como estamos vivendo uma situação de instabilidade econômico no país e existe a tendência de uma variação percentual para cima ainda da SELIC, encarecendo ainda mais o crédito e gerando ainda mais juros para serem pagos, a melhor maneira de ajustar essa incerteza é adequando o contrato a capacidade de pagamento da empresa.

Infelizmente vivemos num país com um elevado risco político que gera um elevado risco de incerteza para se investir aqui. A estabilidade da economia foi afetada com influências políticas na economia deixando de lado os fundamentos econômicos e agora o país, como toda a população e inclusive empresários sofrem para manterem suas empresas abertas. Nessa situação de contratos com juros pós fixados, há uma tendência ao inadimplemento por toda a conjuntura econômica. A questão de superar isso é buscar uma forma de gerar visibilidade futura para as futuras prestações do contrato como forma de projetar o caixa da empresa para cumprir seus compromissos futuros e não correrem risco de sofrerem um processo de execução e perder seus bens dados como garantias.

Caso se veja numa situação como essa, entre em contato que podemos adaptar suas necessidades a sua capacidade de pagamento, criando um projeto econômico e demonstrando através da via judicial a necessidade de revisão do contrato e abrindo uma possibilidade de negociação dos novos valores encontrados com o banco.



2 comentários:

  1. No caso de empréstimos com juros corrigidos a 100% do CDI + 0,50% a.a, como se calcula os juros ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente eles utilizam o CDI de 1 ou 2 meses anteriores para projetarem as prestações daquele mês correspondente. Precisa ver o que falam no contrato. Os 0,50% já devem estar determinados como um valor fixo mensal a ser pago. O valor as prestações é a partir desse valor, somados os juros futuros que variarão com a CDI.

      Muitos empresários acabam ficando reféns do acaso por não poderem projetar as futuras prestações do financiamento e isso influenciando negativamente no seu fluxo de caixa.

      Existe a possibilidade de criar um projeto e demonstrar a necessidade de reforma no modelo do contrato. Entretanto, a solução é via justiça.

      Att,

      Excluir

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...