segunda-feira, 14 de março de 2011

Fenômenos Naturais: Externalidades Negativas na Economia.

Fenômenos Naturais: Externalidades Negativas na Economia.

Bom 2011 a todos! Finalmente o ano começou! Agora só deveremos ter mais uns 5 feriadões até o final do ano.

E o Japão, hein? Que coisa triste! Sempre existiu esses tipos de problemas naquela região. São terremotos, tsunamis, furacões, vários fenômenos naturais que interferem diretamente naquele país. Mesmo assim, até ano passado, era a segunda maior economia do Mundo.

Eu, particularmente, tenho muito respeito pelo povo japonês. Sua cultura milenar, sua disciplina e determinação sempre me chamaram atenção. Depois de terem um país totalmente destruído pela Guerra, em uns 20 anos, se reergueram e se tornaram a segunda maior economia do mundo, até ano passado. Hoje a China ocupa a segunda colocação.

Por mais capazes, que sabemos que são, em passarem por todo essa destruição e sofrimento, sempre ocorrem algumas externalidades negativas nessa situação que não são mensuradas. Os riscos econômicos japonês já devem ter um percentual especifico para fenômenos naturais. Provavelmente existem seguradoras para garantirem determinados estragos, mas algumas condições que se apresentaram, não há especialista em risco que mensure.

Além desses fenômenos naturais constantes, hoje o Japão sofre com incertezas ligadas a energia nuclear. Populações não podem sair de casa em cidades próximas as usinas com risco de contaminação por radiação nuclear. Essas externalidades não são mensuradas e acabam criando condições mais negativas do que se houvesse apenas acontecido o terremoto.

A previsão de reinvestimento em determinadas áreas, se estima, conforme autoridades japonesas anunciaram, um valor de 100 Bilhões de dólares inicialmente. Isso só relacionada a destruição e não com as perdas em diversos setores da economia do país. O Japão é uma ilha e um dos países mais populosos do mundo. O Japão não tem condição de suprir toda sua população só com o que é produzido no país. Importam a maioria da matéria prima consumida no país. Com esse desastre, se isso for mantido por mais tempo, provavelmente terão escassez de determinados produtos para sua subsistência.

Em relação às perdas econômicas japonesas, não só o Japão sente, mas toda economia mundial ira sentir de alguma forma num curto prazo. Alguns terão um retorno maior em suas relações internacionais, enquanto outros países sentirão perdas em determinados setores devido a necessidade inicial de uma reestruturação do país. Isso pode influenciar diretamente o preço de algumas commodities, havendo uma elevação nos preços do mercado internacional. Principalmente em bens de consumo necessários para subsistência do povo japonês.

Que o Japão consiga se reerguer e que esses fenômenos naturais sejam menos intensos. As externalidades negativas naquela região, se houver vazamento das usinas, serão um estrago muito maior para a população japonesa. Que o Governo japonês consiga controlar suas usinas nucleares e não haja mais sofrimento relacionados a contaminação radioativa àquela população.
Força Japão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...