sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A Teoria Populacional Malthusiana x Inflação do Preço dos Alimentos.


A Teoria Populacional Malthusiana x Inflação do Preço dos Alimentos.

Em 1798, Malthus, que era economista, estatístico e estudioso das ciências sociais, criou a Teoria do Crescimento Populacional. Teoria cuja função era demonstrar a preocupação que Malthus possuía em relação a alta do crescimento demográfico diante de uma possível escassez de alimentos. Malthus dizia que a população crescia em progressão geométrica(exponencial), enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética(Linear). Malthus defendia um controle de natalidade para que no futuro não houvesse uma parte da população passando fome. Se não houvesse esse controle de natalidade, guerras e doenças seriam uma forma de controle natural.

Desde 2008, a renda média da população mundial tem aumentado. Mais pessoas conseguem comprar mais alimentos ou criaram o efeito substituto, que é deixar de comprar um bem inferior por um bem superior em sua qualidade. Alguns alimentos sofreram uma alta de preço devido ao aumento da demando por produtos específicos.

Hoje, isso vem se refletindo de forma mais intensa em relação aos países emergentes, os BRIC´s, Brasil-Russia-India-China. Após a crise do subprime americana, os investimentos mundiais que eram concentrado em 90%, começaram a ser diluídos, para redução do risco, para os países emergentes. Isso reflete num aumento de renda local, aumento do poder de compra e mais pessoas tendo a acesso a produtos que não tinham anteriormente.

Muitas pessoas passaram a substituir seu cardápio por produtos de melhor qualidade. Pessoas que compravam frango, passaram a ter acesso a carne. Pessoas que compravam carne de segunda, passaram a poder comprar carne de melhor qualidade. Uma parcela da população elevou seu perfil como classe social e isso agora vem refletindo no preço de determinado alimentos.

A alta mais significante, foi o aumento do preço da carne. Isso pode ter sido reflexo de vários outros fatores, mas também não se pode deixar de apontar o aumento da renda e da expectativa de vida da população brasileira e mundial. O estoque de produtos reduziu,a produção não possui a mesma velocidade da necessidade de consumo das pessoas, houve aumento da população, as pessoas estão vivendo mais, a renda das pessoas aumentou, consequentemente, houve aumento de preços de muitos produtos.

Precisamos nos atentar ao que Malthus disse há 300 anos atrás para que no futuro essa escassez de alimentos não se reflita realmente em fome e miséria, nos limitando a alimentos alternativos e menos atraentes do que possuímos hoje.

Espero que o aumento do preço dos alimentos seja apenas sasonal e reduza e volte a um patamar de preços onde uma grande parte da população possa consumi-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...