quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A Base de Sustentação de um País: EDUCAÇÃO.


A Base de Sustentação de um País: EDUCAÇÃO.

Durante muito tempo, víamos estudantes desmotivados e sem perspectiva de vida e crescimento profissional. O Governo, responsável pela educação básica, investia de forma precária na educação da população. Estrutura de baixa qualidade, professores mal remunerados, falta de material didático, etc.

Hoje, vivemos um momento de crescimento onde, aquele investimento precário em educação anos atrás, se reflete em falta de mão-de-obra qualificada para ocupação imediata nas empresas. Países que se destacam economicamente em termos globais,possuem sistemas de ensino de qualidade, sabendo que a educação é a sustentação do sistema econômico e do crescimento do país.

Estamos vivendo dentro do ambiente empresarial, o foco na Gestão do Conhecimento. Empresas buscam profissionais capazes de produzirem conhecimento de forma produtiva, agregando valor às empresas. Empresas valorizam os profissionais que possuem o chamado Capital Intelectual. O Capital Intelectual não pode ser mensurado de forma direta por ter valor intangível. O Capital Intelectual se mede diretamente relacionado a produtividade daquela mão-de-obra qualificada, que gera retornos diretos devido a inovações realizadas por aquele individuo. Um exemplo de individuo que se utiliza o seu conhecimento para gerar lucros através de inovação para sua empresa, é o Steve Jobs da Apple.

O Steve Jobs possui uma capacidade de inovação e de desenvolvimento de novos produtos que podemos vincular o valor da Apple ao Capital Intelectual do Steve Jobs. Muitos analistas se preocupam com a saída do Steve Jobs da Apple, através da perda que haverá no valor do capital da empresa. Será que a Apple possui ou conseguirá alguém tão brilhante quanto o Steve Jobs para ser o CEO responsável pelas inovações tecnológicas da empresa?

Claro que Steve Jobs é um exemplo fora da curva. Mas quero demonstrar através desse exemplo, a importância de pessoal qualificado dentro de uma empresa. A base do desenvolvimento produtivo dos países gira em torno do tempo médio de estudo de sua população. Isso é medido através de quantidade de patentes que cada país registra anualmente. A criação de patentes está diretamente relacionado ao desenvolvimento dos países devido o incentivo para a população empreender e inovar.

Nenhum país pode se tornar sustentável economicamente se não investir diretamente em inovação e incentivar a criatividade de sua população. Hoje, no Brasil, estamos pagando por essa falta de interesse público no incentivo à educação e o Governo já menciona a importação de mão-de-obra qualificada vindo de países vizinhos.

Conhecimento é o que diferencia um profissional de outro em uma mesma função. Quem não busca conhecimento está se excluindo indiretamente de um ambiente de trabalho e econômico próspero, onde empresas começaram a perceber a importância de treinamento de sua mão-de-obra, não como um custo, mas sim como um investimento em Capital Intelectual para si próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...