sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Quem Determina o Preço de um Produto?
Há algum tempo observo uma dificuldade de empresários em formarem os preços dos seus produtos vendidos. Muitos observam concorrentes e deixam seus custos de lado ou não analisa de forma correta os custos de sua empresa na hora de colocarem seu preço em suas mercadorias. Hoje, não vou falar especificamente em como formar o preço de um determinado produto e quais fatores devem ser considerados. Mas um fator é importante todos conhecerem: quem é responsável pela determinação de preço de um produto?
Temos três importantes situações distintas: Quando um mercado possui diversas empresas competindo entre sí, quando o mercado possui uma ou duas empresas competindo entre sí e quando o mercado detem apenas um cliente(comprador) demandando o produto.
Quando um mercado possui diversas empresas competindo entre si, quem determina o preço é o próprio mercado.Existiriam várias empresas oferecendo o mesmo produto e várias pessoas querendo aquele mesmo produto, com isso o preço encontra um equilibro entre a oferta e procura pelo produto, esse mercado é conhecido como Mercado de Concorrência Perfeita, já que, por sí só, nenhuma empresa pode influenciar o mercado.
Quando o mercado possui apenas uma empresa oferecendo um determinado produto, quem determina o preço é a própria empresa. Essa empresa vai oferecer o produto acima do preço de equilibro se fôssemos relacionar com o mercado competitivo. Esse mercado é conhecido como Monopólio. Se houver mais de uma empresa, esse mercado é conhecido como Oligopólio.
Quando o mercado possui apenas um comprador e vários vendedores, quem determina o preço daquele produto é o comprador. Nesse caso, o preço do produto ficará abaixo do preço de equilibro se relacionado com o mercado competitivo.
Diante dessas situações, acredito que isso possa vir a determinar muitas reflexões para quem não tinha conhecimento específico sobre como o preço é determinado em cada tipo de mercado. Isso demonstra a necessidade dos empresários em conhecerem realmente em qual mercado se encontram e se podem vir a ter novos concorrentes futuramente.
Um dos pontos fundamentais para a sobrevivência dentro de um mercado altamente competitivo, é a formação de preço de maneira correta e não na forma do "chutômetro".
Quem quiser mais informações sobre esse assunto e como formar o preço de seu produto corretamente, podem me enviar um email para admi@ilbep.com
Até o próximo artigo.
Igor Brazão
(21)9326-2984
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