segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

The Animal Spirit - O Espírito Animal do Capitalismo


Bom dia!

Como estamos acompanhando, o Brasil e o Mundo estão sofrendo diversas mudanças relacionados à economia.

Quando ouvíamos dizer que o termo "Capitalismo Selvagem", acho que a grande maioria já entendia o significado desse termo. O Sistema Capitalista é excludente,isso é fato.
Enquanto algumas pessoas podem trocar de carro anualmente, outras nem carro possui. Não estou falando mal do capitalismo, até porque já vimos que outros sistemas econômicos não prosperaram. O mundo vive dessa forma e não vejo um sistema alternativo que possa substituir o sistema Capitalista num curto nem médio prazo.

Esse modelo de sistema econômico excludente é o que permite empresas e pessoas inovarem, buscarem novos sonhos, ganharem cada vez mais dinheiro para consumirem cada vez mais. Isso forma um ciclo. A competitividade gera inovação e novas tendências. O não acesso das pessoas a um determinado produto, faz com que essas pessoas trabalhem mais para poderem um dia realizar aquele sonho. Isso movimenta a economia!

O Espírito Animal do capitalismo é o que alimenta essa competitividade. Ele busca sempre mais e, o que tiver que ser feito, empresas e Governos irão fazer. Eles precisam manter seus lucros e aumenta-los cada vez mais. Se precisarem corromper presidentes, irão! Se precisar matar, irão! Não existe melhor exemplo que a Invasão do Iraque quando, num certo momento, alegaram um risco a nação americana, mas também deveriam estar interessados no retorno que a venda de armas e o petróleo daquele pais movimentaria.

Focando no âmbito empresarial, esse espírito animal do capitalismo age diretamente sobre o aumento do Market Share das empresas. Market Share é a fatia de marcado que cada empresa possui. Para entedermos melhor, imaginemos um circulo e todo esse circulo preenchido equivale a 100%. Consideremos esse circulo como um setor da economia onde existe diversas empresas e cada uma possui uma fatia desse circulo. O intuito delas é cada vez mais terem mais fatias daquele circulo. Porém, enquanto uma ganha mais fatia, mercado, outra perde fatia, perde mercado. E essas empresas estarão pensando diariamente em como obter uma maior fatia daquele mercado e o que terão que fazer para consegui-las.

Observem que hoje, no Brasil, a velocidade de mudança e a entrada de novas empresas, tem aumentado a competitividade do mercado interno. Médias e Grandes empresas já possuem uma estrutura montada para análise de mercado e expectativas, já trabalham com uma visão de longo prazo. O problema principal que observo, são para micro e pequenas empresas por não possuírem essa visibilidade em relação ao futuro. Essas empresas precisam começar a entender que hoje vivemos uma nova realidade e o espírito animal do capitalismo esta cada vez mais faminto em nosso país.

Quem tiver alguma dúvida sobre tendências econômicas para 2011, podem enviar email para admin@ilbep.com .

Até o próximo artigo.

Igor Brazão
(21)9326-2984

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...