terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cartão de Crédito, O Risco da Inadimplência.



Boa Tarde!

Hoje o assunto é muito interessante, já que pode refletir diretamente no nosso bolso.

Existe uma discussão muito grande diante da oferta de crédito no Brasil. Algumas empresas enviam cartões de créditos para as pessoas sem nem mesmo elas pedirem. Temos que ter a seguinte preocupação em relação a isso: Quanto mais fácil você consegue alguma coisa, mais risco você corre de perde-la.

Com cartão de crédito funciona dessa forma. As empresas te oferecem um cartão de crédito, em muitos casos, sem nem mesmo você querer. Elas querem realmente que você use e, quanto mais você usar, mais elas aumentarâo seu limite de crédito. Aí que corre o perigo!

O juros no Brasil é um absurdo! É uma das maiores taxas de juros do mundo. Isso reflete diretamente no crédito que nos é oferecido. Seu cheque especial deve ter uma taxa em torno de 8%am( 8 por cento ao mês). Seu cartão deve ter uma taxa de juros aproximadamente 13%am. Então observem que esse crédito, que seu gerente colocou na sua conta, possui muito mais risco do que retorno para você. Enquanto você paga em dia seu cartão e o valor total da fatura, tudo está maravilhoso! A partir do momento que você não puder mais pagar o valor total da fatura e o cartão em dia, comece a rezar e pedir que no próximo mês você terá aquele dinheiro para pagar o cartão.

O maior risco de crédito, no Brasil, quem sofre são os consumidores de crédito. A taxa de inadimplência é menor do que a taxa de juros que o cartão te cobra. Claro que tudo depende do volume de crédito ofertado, mas quero mostrar que a taxa de juros do seu cartão de crédito já tem embutido o seu risco de inadimplência. Se você ficar inadimplente e só puder pagar o mínimo todo o mês, em aproximadamente 1 ano, sua divida triplicará! Lembre que o juros por atraso é de 13%am o valor total da divida, se observar na fatura, o juros anual corresponde a 330%!

É isso mesmo! Aquele inofensivo cartão de crédito, bonito, que chegou na sua casa, o fez tornar um devedor de uma divida impagável! Aí vem a pergunta: Uma pessoa que tem seu nome incluído no sistema de proteção ao crédito ´por uma operadora de cartão de crédito pode considerar isso justo?

Existem algumas leis que proíbem a forma de capitalização do juros e o valor dos juros cobrados. Quem tiver algum caso como esse pode recorrer, mas antes procurem especialistas que possam elaborar um parecer técnico para fundamentar a ação judicial. Uma divida impagável pode se tornar uma receita diante de todos os juros que já foram pagos anteriormente.

Tenham muito cuidado com empréstimos, limites de créditos e cartões de crédito oferecido pelos bancos. Em dúvida, procure alguém para orientá-lo e não considere o seu gerente de banco como um consultor financeiro, pois ele apenas te instruirá em relação ao que a empresa dele pode te oferecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...