quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como Funciona uma Consultoria Empresarial?

Bem vindos ao blog!

Muitas pessoas com quem converso conhecem o termo Consultoria, dá uma sensação de poder, como se fosse para poucos.

Normalmente, muitas pessoas não sabem especificamente como uma consultoria se aplica, o que exatamente ela faz, quanto tempo leva e qual o preço pago por esse tipo de serviço.
A consultoria serve como uma ferramenta de suporte e análise, para empresários e pessoas, que necessitam de um conhecimento aplicado específico para obtenção de soluções que elas não conseguem enxergar.

O consultor de negócios observa todas as rotinas dentro da empresa, as analisa e busca gerar soluções de melhoria para aquela empresa se manter sustentável e competitiva. Um consultor financeiro, mais especificamente, observa a melhor maneira de gerenciamento das finanças empresariais e pessoais. Abaixo listarei algumas situações que uma consultoria financeira poderia gerar ser aplicada:

-Desconto de Duplicatas(antecipação de recebiveis para empresa)
-Dividas nos Cartões de Crédito
-Dividas no Cheque Especial
-Analise de Viablidade de Investimento( Vale a pena empreender e montar meu próprio negócio ou deixo meu dinheiro aplicado rendendo juros?)
-Financiamneto de Automóveis
-Financiamneto imobiliário( Qual o sistema de amortização que menos incorre juros?)
-etc...

Podemos observar que a consultoria financeira se aplica em diversas ocasiões dentro do nosso cotidiano e isso vai refletir em nosso futuro de alguma forma. A consultoria empresarial hoje possui uma enorme importância diante do aumento da competitividade da economia brasileira e possibilidade de novos entrantes, novos concorrentes, para diversos setores da economia. Empresários que continuarem achando que tudo que fazem há 20 anos continua se aplicando da mesma forma que anteriormente, pode vir a não entender certas situações no futuro.

A consultoria financeira hoje é uma ferramenta muito importante para dar visibilidade a empresários e pessoas em relação a tomada de decisões futuras.

2 comentários:

  1. Igor,
    Muito bom seu material sobre Consultoria Empresarial?
    Essa importante ferramenta de obtenção de solução e melhoria é de desconhecimento da maioria dos pequenos e médios empresários nacionais. Eles só enxergam o custo desse serviço e consideram um absurdo pagarem por algo tão abstrato (expertise) ou, no popular, pagar um palpiteiro. Eles não percebem que um profissional com conhecimento e experiencia, vendo a empresa de outro foco, pode salvá-la de um desastre. Não pensam em Custo x Benefícios. Mas só em custos. Gastam milhares de reais em um carro novo, mas acham que não podem pagar um consultor. Para eles é jogar dinheiro fora. Falta amadurecimento, formação e cultura empresarial para nossos empreendedores, enquanto isso a maioria das pequenas e médias empresas não sobrevivem mais de 5 anos.
    Abraços
    Manoel Pacheco

    ResponderExcluir
  2. Muito bom essa material.
    Eu fiz um curso no Sebae e aprendi muita coisas que ainda não sabia, valorizou muito o meu aprendizado.
    Parabéns, vou buscar mais.

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...