segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ao Povo Brasileiro



Ao Povo Brasileiro,

População do Brasil, pessoal que visita esse site com intenção de buscar informações sobre suas questões financeiras e tirar dúvidas sobre algo inerente ao assunto que assusta muita gente que são as dívidas bancárias, peço gentilmente que me desculpem pelo artigo que escreverei a seguir. Nem todos precisam concordar. Tentarei seguir o foco do site, mas o momento vem a ser oportuno para falar sobre outros assuntos que estamos vivenciando no país de forma geral.

Todos estamos acompanhando, principalmente através das redes sociais, movimentos populares cobrando nossos direitos por um país justo, com menos corrupção, com saúde de qualidade, escolas públicas de excelência, menor desigualdade social, com menos impunidade, com uma justiça exemplar, enquanto o país gasta bilhões de reais por uma Copa do Mundo que efetivamente não foi feita para o povo brasileiro usufruir.

Ao contrário de muita gente, não sou contra Copa do Mundo nem Olimpíadas no Brasil. Sou contra a possibilidade gerada de investimento em benfeitorias e infraestrutura para diversas cidades que participarão da mesma que não foram feitas, e do valor investido em estádios onde não existe público suficiente para viabilizar o valor investido no mesmo. Sou contra ainda não existir uma contrapartida em investimentos sociais. Irão gastar mais de 50 bilhões de reais para construírem estádios de futebol por todo o país, mas não gastam o mesmo valor na construção de escolas e hospitais devidamente equipados para uma população, que em sua maioria, sobrevive de maneira indigna, passando necessidades e fome. Para quem não sabe, a maior parte da população vive nessas condições, só que os veículos de comunicação não mostram isso e nem possuem interesses em demonstrarem. As propagandas partidárias não mostram o todo apenas o que lhes convém!

Essas manifestações me fez perceber algo que não acreditava mais. Me fez perceber que existe sim uma possibilidade de mudança. Que existe uma possibilidade de melhora nas condições de vida da grande maioria da população como um todo, sem essas pessoas precisarem se tornar dependentes dos Governos através de esmolas, como essas bolsas assistencialistas que distribuem por aí! Se pegassem esses 20 bilhões de reais por ano que gastam com “bolsas famílias” e investissem diretamente nas regiões onde existem pessoas passando fome e num nível extremo de pobreza, isso geraria um retorno social muito maior do que qualquer valor dado a elas. Elas não querem esmolas, elas querem condições dignas para desenvolverem suas próprias vidas! Quanto menos dependência do Governo, melhor!

Acredito que a maior dificuldade de mudança é a falta de informação que as pessoas possuem. Essa falta de informação nos leva a termos diversos prejuízos financeiros por desconhecermos como funciona efetivamente determinados contratos na aquisição de bens, de cobranças indevidas de taxas abusivas, de altas taxas de juros cobradas, de sistemas de amortização que aumentam o valor do juros pagos nos empréstimos e financiamentos por capitalizarem juros de forma composto mesmo sendo ilegal, etc. Nos vendem diariamente produtos com uma margem de lucro extremamente elevada e com facilidades de crédito onde na verdade só eleva ainda mais o preço dos produtos. Pagamos por serviços de baixa qualidade, mas com um preço altíssimo! Na grande maioria das vezes é por essa desinformação que nos vendem produtos de baixas qualidade a um preço extremamente caro!

Com o início dessas manifestações, tenho visto diversos advogados se mobilizando de forma voluntária para dar suporte a quem foi preso. São jornalistas se expondo para gerarem informação sobre todos os atos praticados por policiais e manifestantes durante as mobilizações. Fiquei me perguntando de como poderia ajudar. O que poderia fazer para que Economistas, Contadores, Administradores, Pedagogos, Médicos, Engenheiros, Psicólogos, qualquer pessoa independente se possua uma profissão ou não, se mobilizasse de alguma maneira que pudesse prestar um serviço a sociedade e ajudar de alguma forma quem está indo para a rua e lutando por todos nós? DENUNCIEM!

Denunciem tudo de irregular que vivenciam! Denunciem corrupção! Denunciem abusividade de preços! Denunciem maus tratos a idosos e crianças! Denunciem! Informem! Não é mais hora para omissão da população! Utilizam os meios de comunicação como forma de manter-nos acuados, não incentivando a reação a isso tudo de ilegal, imoral e ilícito que presenciamos no nosso cotidiano! Denunciem, informem! Vamos mudar de forma proativa a nossa forma de reação de toda irregularidade e ilegalidade que assistimos!

Vou continuar informando aqui sobre dívidas bancárias. Não abro mão disso! É minha profissão, é minha conduta e é a forma que eu posso ajudar as pessoas a terem informações sobre esses assuntos que tanto nos assustam! Se querem realmente abalar o sistema, temos que fazê-los sentirem no bolso! Deixem de comprar supérfluos, poupem! Poupem o máximo! Gerem reservas! O juros estão subindo, a inflação está subindo, o câmbio está subindo, a dívida pública ficando maior a cada dia, a bolsa de valores perdendo valor, poupem!

No último artigo que escrevi, fui irônico (http://www.calculandodividas.com.br/2013/05/comprem-nao-deixem-de-comprar-sou-um.html). As pessoas estão comprando de forma irracional, sem controle, por isso os preços sobem cada vez mais. Eles jogam os preços altos para verem até onde as pessoas pagam. Não comprem nada financiado! Evitem financiamentos! Vou publicar um artigo para demonstrar o quanto pagam de juros por ano comprando qualquer produto de forma financiada.

Vamos ajudar a mudar o Brasil de forma efetiva! O que você pode fazer para ajudar o país? “Vai para a rua”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...