quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Calculando Multa e Juros de Mora.



Calculando Multa e Juros de Mora.

Boa tarde!

Muitas pessoas possuem dificuldade de saber o valor correto daquela conta que está atrasada, não é? Nunca aconteceu com vocês? Comigo sim.

Esse post é para mostrar como se calcular o valor da multa e os juros de mora de contas, principalmente boletos bancários. Claro que nem todos são iguais, por isso a primeira coisa que vocês precisam observar são as “instruções” que existem no boleto de cobrança. Nessa parte do boleto irão existir informações sobre seus valores e suas formas de pagamento. Geralmente estão escritos os percentuais de multa por atraso e o valor da mora diária.

Em termos legais, a multa por atraso é de 2% o valor daquele boleto e o juros moratórios (ou mora) corresponde a 1% pro-rata. Pró-rata significa um valor fracionado que irá refletir sobre a quantidade de dias em atraso. Então, sua conta que estiver em atraso será igual ao:

VALOR DA CONTA EM ATRASO + 2%DE MULTA (OU O PERCENTUAL DE MULTA QUE CONSTAR NO BOLETO)+ 1% AO MÊS PRO RATA.

E como se faz para calcular a multa e os juros de mora?

É simples, vejamos o exemplo a seguir.

VALOR DO BOLETO DE COBRANÇA (VALOR DA CONTA EM ATRASO)=R$100,00
Vencimento: 20/09/2012
Data de Pagamento: 25/09/2012

MULTA de 2% = R$100,00*2%= R$2,00

JUROS DE MORA OU MORATÓRIO = 1% AO MÊS. Se é ao mês, considere que o mês comercial possua 30 dias, logo o valor será = 1/30 multiplicado pela quantidade de dias em atraso. Nesse caso 5 dias. Então o valor será igual a:
R$100,00*1%= R$1,00
R$1,00/30= R$0,03.
R$0,03*5(quantidade de dias em atraso)=R$0,15.

Qual será o valor da minha conta em atraso então?

Agora é só somar o Valor da Conta + MULTA + Juros de Mora: R$100,00 + R$2,00 + R$0,15 =
Total que deverá ser pago no dia 25/09/2012 é de R$102,15.

Simples assim.

Em alguns casos, os bancos cobram tarifas sobre o valor do boleto bancário. E além disso, cobram valores de multa e juros de mora acima dos valores legais que são respectivamente esses que acabamos de calcular acima. Em alguns casos, eles alteram o nome para encargos, comissão de permanência, etc. Nesses casos, como ocorrem em cartões de crédito, cheque especial, CDC, financiamento de automóvel ou até mesmo imobiliário, caso sintam-se lesados, vocês podem pedir revisão desses valores na justiça, através de uma ação revisional.

Nos próximos artigos, continuaremos falando sobre dividas e assuntos referentes ao cotidiano da maioria das pessoas dentro desse ambiente financeiro, esclarecendo diversas questões que nós encontramos no dia a dia.

Caso tenham vivenciado alguma situação referente a cobranças indevidas de valores de multa e juros moratórios, deixe sua mensagem! Caso tenha gostado do artigo, siga o nosso blog e assinem para receber informações através do email. E caso tenha alguém perdendo o sono com dividas de cartões de crédito, cheque especial, financiamentos, empréstimos ou outros contratos bancários, recomendo a leitura do artigo: "Renegociando Dívidas Bancárias".

Até o próximo artigo!

104 comentários:

  1. tenho financiamento de carro no valor 1.181,47 com vencimento mensal no dai 19 como recebo o proventos no dia 20 de cada mês ,terei um dia de atraso o que pode ser cobrado de juros, o banco e santander.
    conradodfilho@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Nesse caso irá pagar multa mais um dia de mora por atraso. Precisa ver qual o valor da multa, do juros de mora e se existe ainda comissão de permanência no seu contrato.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Então o pro rata die é calculado através de juros simples e não composto, ou pode haver esta variancia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso de boletos bancários são juros simples pelo prazo de capitalização ser menor que um mês ou proporcional em dias, já que estamos falando de multa e juros de mora. Se você trabalhar com operações financeiras e for calcular a taxa de juros diária em um determinado período, a conversão será diferente e irá trabalhar com juros compostos. Ex: Juros das prestações de financiamentos.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa atualizar o valor pela tabela de atualização monetária e depois somar a quantidade de dias entre as datas para realizar o cálculo dos juros.

      Excluir
  4. EU TINHA QUE PAGAR R$ 4.088,71 À RECEITA FEDERAL ATÉ O DIA 31/ABRIL , NO CÓDIGO DA RECEITA 6015. ACONTECE QUE EU ESQUECI. COMO PAGAR NO MES DE JUNHO ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terá que calcular a multa e os encargos. Nesse caso, seria melhor ir diretamente até a receita federal e pedir para atualizarem o valor para você. Acessando o site da receita federal também existe a possibilidade de obter essas informações(http://www.receita.fazenda.gov.br/).

      Excluir
  5. Este calculo serve para o pagamento depois de alguns dias e como faço pra calcular um boleto depois de meses? Por exemplo tenho um boleto no valor de R$500,00 com vencimento dia 10/01/2010, de acordo com o boleto existe uma multa de 2% e e juros de mora de 1% ao mês. Como devo calcular este valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A multa se calcula apenas uma vez pelo atraso. Os juros de mora será calculado pela quantidade de dias em atraso. Siga o exemplo acima e multiplique pela quantidade de dias em que o boleto está em atraso.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Se entendi bem vou calcular em um situação real pra mim hoje. Vejamos, tenho um boleto com vencimento em 10/01/2010 de R$444,81 onde a multa é de 2% e o juros de mora é de 1% ao mês.

      Multa: R$444,81 * 2% = R$ 8,90
      Mora: R$444,81 * 1% = R$ 4,45
      R$4,45 / 30 = R$ 0,15
      Dias de atraso: 30/06/2013 - 10/01/2010 = 1267
      juros de mora: 1267 * R$0,15 = R$ 187,86

      Valor reajustado:
      R$444,81 + R$8,90 + R$187,86 = R$641,56

      É isso? Tá correto?

      Obrigado.

      Excluir
  6. ESTOU COM UMA DIVIDA INICIAL JUNTO AO BANCO DE R$ 700,00 E ESTAO ME COBRANDO O VALOR DEW R$ 88.781,19...A DIVIDA É DE 2002. COMO DEVO PROCEDER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ver qual é o tipo de dívida que você possui. Cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, por exemplo, capitalizam juros abusivos mensalmente e isso é proibido por lei.

      Te aconselho a buscar todos os extratos e histórico dessa sua dívida. Isso pode ser revisto juridicamente. Caso tenha interesse, podemos realizar esses cálculos para você.

      Att,

      Excluir
  7. ESTOU COM UMA DIVIDA DE R$871,00 VENCIDA EM 20/06/2013, LOGO SÃO 47 DIAS DE ATRASO.
    TEM 2% DE MULTA E 0,33% DE JUROS AO DIA.
    COMO FAÇO PARA CALCULAR NESSE CASO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Vanessa.

      Basta seguir os passos acima que terá o resultado.

      Att,

      Excluir
  8. Boa tarde me ajude, veja o meu caso tenho um boleto no qual aparece que apos vencimento sera cobrado multa 2% de juros e acrescimento diário de 2,05 o valor do meu boleto e de 615,00 venceu em 14/06/2011 por esses dados minha conta vai para aproximadamente 2248,00 , não e um juros abusivo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Karen.

      Tudo indica que sim, mas precisamos analisar o contrato para te dar essa resposta.

      Provavelmente estejam te cobrando comissão de permanência.

      Att,

      Excluir
  9. Boa tarde. Tenho que pagar um boleto cujo valor original é de 548,00 vencido em 21/07/2013, o acrescimo é de 1,83 ao dia. Pagarei com 31 dias de atraso o valor de 604,73. Esta diferença de mais de 10% num mês não é abusiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga o modelo acima e veja se o valor bate. São 2% de multa pelo atraso e mais 1%ao mês pro-rata.

      Se sua prestação for de financiamento, podem estar te cobrando comissão de permanência, que é ilegal.

      Att,

      Excluir
  10. tenho uma divida de 23 mil reais e o juros e de 1% mora e ja tem 9 prestaçoes em atraso e cada prestaçao e de 2.500,00 ,quanto ficaria de juros se fose quitar ,por favor ajude me a somar . agradeço desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde.

      Terá que fazer o cálculo para cada prestação em sua respectiva data.

      Utilizando planilha eletrônica facilita.

      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  11. è permitido juros de mora ao dia? ou somente ao mês, no meu contrato estão cobrando juros de mora de 1% ao dia... pode isso?

    desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1% ao dia? Tem certeza? Isso corresponde a 30% ao mês.

      Excluir
  12. Bom dia,
    Gostaria de saber se isto é possível e permitido por lei:
    Tenho um boleto para pagar no valor de 1.300,00 e no boleto vem:
    Após vencimento cobrar 0,04 ao dia
    Após dia 12/09 multa de 1,33
    Após 17/9 cobrar 50,00 reais dia desde o vencimento??? a minha pergunta é, 50,00 reais dia é permitido????
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde!

      Provavelmente esses 50 reais são abusivos.

      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  13. Boa tarde,
    As multas aplicadas no boleto para empresas são iguais às das pessoas físicas ou tem diferenças?
    Por exemplo um boleto emitido à minha empresa só pode ter 2% de multa pelo atraso e mais 1%ao mês pro-rata ou é diferente?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Osvaldo Barbosa 27 de setembro de 2013
    Olá boa noite, comprei um lote no valor de 60.000,00 dividido em 100 parcelas de 1 salário mínimo que hoje e de 675,00, no carnê vem falando multa de 2% e juros de 1% ao mês mas só que o valor em reais é de 2,03 ao dia após o vencimento está correto?
    Desde já agradeço à atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde.

      Faça o seguinte cálculo:

      1% x Valor da Prestação / 30.

      Assim saberá se é esse o valor ou não. Caso queira saber o percentual que representa esses 2,03 reais ao dia, regra de três simples. Sendo o 1% do valor da parcela 100%.

      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  15. olá preciso de uma ajuda, comprei um terreno em 2007 no valor em contrato de 13mil, em agosto de 2008 foi quando paguei a ultima parcela ,ainda faltava 5 mil reais para quitar o lote,aí não consegui pagar mais ,hoje quero saber o valor para quitar,sendo que no contrato tem uma multa de 2% de atraso mais 1% ao mes,gostaria de saber o valor atual para quitação.obrigada . Patricia

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    em caso de partilha de bens, onde o 1 anuente terá que pagar o valor de R$ 12000 a 2 anuente. Quais são as multas e juros comumente cobrados em contratos desse tipo? de partilha de bens de forma amigável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde.

      Nesse caso o juiz deverá determinar a atualização monetária dos valores.

      Obrigado.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Me tirem uma dúvida, tenho um boleto em atraso que era pra ser pago em 08/11/2013 e só irei pagá-lo em 09/12/2013, então, estou tentando calcular o valor e me surgiu uma dúvida.. Nas instruções do boleto, é informado o seguinte: Após atraso cobrar multa de 2% mais encargos financeiros de 0,15 ao dia. Então quer dizer que eu não preciso calcular o valor do juros, ja que possui os encargos financeiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Mércia!

      Provavelmente seja isso sim. Multiplique pelo numero de dias e some com o valor dos 2% do boleto, assim terá o resultado a ser acrescentado no valor do boleto.

      Obrigado.

      Excluir
  19. Estou com um boleto de R$=84.33 Vencimento em 12/11/13
    Após o vencimento cobrar juros de 2% ao mês, mas juros diario de mora de 0,02%.
    Para pagamento em 18/12/13
    Qual seria o Valor?
    Desde já obrigado!!

    ResponderExcluir
  20. Estou financiamento um apartamento com o Santander. Minha prestação vence todo dia 30. Além da prestação, todo dia 30 eu dou um reforço para diminuir o saldo devedor. Acontece que agora no final do ano estarei viajando no dia 30 e quis adiantar o reforço para o dia 27. O atendente disse que se o reforço fosse pago neste dia, eu teria que pagar juros pró rata. Não lembro o valor exato, mas o reforço de R$ 5.000,00 passaria a ser ~ R$ 5.005,00. Se eu fizesse o pagamento no dia 3, eu entenderia o juros pro rata, mas pagando antes me deixou confusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você está antecipando um valor, ao invés de te cobrarem juros, deveriam te descontar os juros antecipados.

      Excluir
  21. Tenho um financiamiento Ford cred no valor de 864,90 e juros de mora de 3,74 por dia de atraso, isso dá uns 12% por mes. Esse juro todo é legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso deve ser comissão de permanência. Precisa-se da analise do contrato para saber o que estão te cobrando.

      Att,

      Excluir
  22. Tenho um cartao no qual o valor total era de R$ 2.225,49 e o minimo R4 2.195,00, paguei R$ 2.000,00 menor que o inferior so que na data do vencimento. A minha duvida é ?
    Seos encargos, a multa e a mora serao encima do valor total da fatura ou encima do saldo que eu nao paguei no caso R$ 225,49. Qual é mais ou menos o valor de encargos e multa que vou pagar na proxima fatura.
    Porfavor, me responde. estou no aguardo.

    Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, Mary.

      Quando você não paga o valor mínimo, o cartão não reconhece o pagamento e vai utilizar o valor pago apenas para abater a fatura.

      Cartão de crédito não se aplica normalmente nos cálculos acima. As financeiras, além de cobrarem multa, cobram outros encargos e bem mais altos que os 1% legais.

      Você precisa observar sua fatura. provavelmente devem continuar te cobrando juros até você quitar a diferença do pagamento mínimo da próxima fatura.

      Quando se utiliza cartão de crédito o ideal é não pagar apenas o mínimo para a dívida não virar uma bola de neve.

      Att,

      Excluir
  23. Boa tarde !!!!

    Gostaria de uma orientação , pago um fiananciamento para uma pessoa fisica ....( não foi feita em banco , foi boca a boca) foi feito em 36X de 1080,00 ja paguei 13 so que recebi um boleto da péssoa pra mim pagar no banco com multa de 9,75 por dia de atraso e 150,00 de multa , está correto? estou achando abusivo pois fiz o calaculo acima e deu um valor totalmente diferente? se não estiver correto , qual e então ? vc pode me passar ?

    Desde já agradeço pelo site me ajudou bastante !!!!
    meu email e :katia.sousa2004@ig.com.br

    ResponderExcluir
  24. Bom dia,
    Será que poderia me ajudar?
    Tenho aluguéis em atraso vcto em 20 fev R4 424,96 e vcto 20 de mar R$ 424,96.... no boleto consta 10% de multa e mais 1% juros simples ao mê.
    Como devo calcular o valor que devo pagar o aluguel de fev no dia 28 de março e o aluguel de março no dia 02 de abril...este foi acordo que fiz com a Imboliária.
    Desde já agradeço.
    DEISE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Deise.

      A multa de 10% é fixa para os dois meses, o que vai variar é o percentual de mora de 1% ao mês. Pega esses 1% em cada mês e divida por 30(dias) e multiplique pelo número de dias de atraso de cada boleto. Vai somar pra cada boleto o valor correspondente dos 10% + valor da mora diária que você calculou sobre 1%.
      Att,

      Excluir
    2. Obrigada Igor.
      Apenas uma dúvida:
      Então os juros de 1% ao mês são proporcional ao dias de atraso....esses juros já são cobrados dentro do próprio mê de vencimento? ex se o aluguel venceu dia 20 mar e eu for pagar dia 28 de março, além da multa, pagarei 1% de juros proporcional aos dias em atraso? ou ele somente é cobrado após 1 mês de atraso?
      Grata

      Excluir
    3. Desde o primeiro dia de atraso.

      Att,

      Excluir
  25. Olá! Pago minhas faturas do cartão de credito em debito em conta, mês passado não consegui pagar um valor de R$ 660,00. Meu saldo de conta corrente agora está negativo em R$ 692,00 e a fatura deste mês veio em R$ 890,00. Estou devendo 890 + 692 em apenas um mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Tem alguma coisa errada aí. Se sua fatura é em débito automático e possuir cheque especial, o valor deveria ser descontado da conta e você só precisaria cobrir o cheque especial. Precisa ver seu extrato se a fatura foi debitada e se esses 890 reais não são de consumo no cartão. Veja se consideraram o pagamento do mês que deixou em aberto.
      Precisa ficar atento para não se endividar. Primeiro passo é criar um limite de gastos por mês no cartão de crédito e pagar sempre o total. Segundo passo é não utilizar o cheque especial, você realmente não precisa disso e quando chega nesse ponto corre risco de princípio de endividamento. A partir do segundo mês inadimplente vai começar a perceber a "bola de neve" crescendo.

      Att,

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite,
    Tenho um boleto mensal em que sao cobrados as seguintes taxacoes apos vencimento:

    2% de multa (apos vencimento)
    ≅ 2% de mora diaria ( um alto valor para cada dia apos vencimento).

    Gostaria de saber se tal atitude e permitida por lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite!

      Tem certeza que são 2% ao dia? Isso corresponde a 60% ao mês.

      Att,

      Excluir
  28. tenho um boleto no valor de 160,00 reais, com vencimento dia 23/04 (antes de ontem) , a mora no boleto não esta em porcentagem, e sim "R$0,32" , como calcular esses dois dias de vencimento?

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, paguei meu cartão de credito no mês passado atrasado venceu dia 8/4 R$363,65 paguei R$370 no dia 9/4 esse mês vieram me cobrando o seguinte: multa por atraso R$7,27 - juros de mora cobraram duas vezes R$ 0,07 e R$0,02 - Juros de financiamento 22,08 - por 1 dia de atraso paguei R$29,44 um absurdo! Porem queria saber se esta correto, dados da fatura juros de financiamento 5,99% a.m- juros de mora 1%a.m multa por atraso 2% a.m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, Sandro.

      Cartão de crédito é abusivo por si só. Se começar a atrasar e não pagar o total, vai se ver endividado do segundo pro terceiro mês.

      Eles cobram juros, iof, tudo que é possível cobrar,que está na fatura, mas ninguém dá importância. Sò que já ficou com dívida no cartão de crédito sabe o transtorno que é. Nesse caso, poderia se fazer a revisão se tivesse com algumas parcelas em atraso. Mas na sua situação, não vai adiantar muito questionar a adesividade da cobrança. Vai gastar só seu tempo, paciência e dinheiro e não vão te abonar isso.

      Pense duas vezes antes de criar uma dívida no cartão de crédito. Cheque especial é um produto que seria desnecessário e te onera financeiramente menos apenas que o cartão de crédito.

      Excluir
  30. Bom dia,

    Final do ano dei um sinal para financiar um lote e pago as parcelas rigorosamente em dia, mas todo mês vem ocorrendo um juros primeira parcela no valor de 525,30 estou na quinta parcela e o valor já está em 557,90. Como devo proceder? Não é justo juros em cima de juros, reli o contrato e o juros IPC é mensal e não anual conforme a vendedora me informou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IPC é índice de correção. Devem estar corrigindo seu saldo devedor pelo índice mensalmente.

      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  31. ola gostaria que me ajudasse ..... tenho parcelas em atraso da faculdade de 20/08/2013 a 20/12/2013.. a parcela é de 230,00... juros é de 2% e a multa é de 0,33 ao dia .... qual seria o valor q teria q pagar a vista ...... me cobraram 3.368.... esta certo este valor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça os cálculos acima para cada prestação vencida e as some no final. Não possui desconto na mensalidade vinculando pagamento para determinado dia e após se perde o desconto?

      Esse valor que estão te cobrando é, aparentemente abusivo.

      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  32. Vamos usar o exemplo: Vamos supor que a conta é 100 do cartão,mas paguei o mínimo de 50,00 NA DATA DO VENCIMENTO MESMO,tipo data do vencimento cartão dia 05 de baril,pago dia 05 de baril. Então MORA vai ser cobrada? e a taxa do cartão vai ter mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua responsabilidade com o cartão de crédito deve ser com o pagamento total da sua fatura. Qualquer valor abaixo disso irão te cobrar juros altíssimos que você não saberá de onde eles estão vindo.

      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  33. boa noite! quero saber se você pode me ajudar! Fiz um contrato de formatura na faculdade sendo que o valor do contrato é no total de R$ 2919.00, dividido em 21 parcelas de 139.00 para a primeira parcela começar a ser paga em 10 de outubro de 2012.Só que até o dia 30-03-2014 eu não havia pago nenhuma parcela. Então eu fiz um depósito de 3 mil reais no dia 01-04-2014, na conta da empresa contratada, isso depois de tentar negociar o valor da divida! Agora o dono da empresa está querendo me cobrar mais R$ 1500.00 para ser quitada a divida, achei um absurdo! Em meu contrato tem uma clausula que diz o seguinte: "Caso o pgto nao seja pago efetuado no prazo estipulado, será cobrado multa de 2%, juros de mora de 0.33% ao dia e correção monetária.". minha duvida é a seguinte, o que eu realmente ainda tenho que pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realiza os cálculos acima para cada prestação e depois as some para saber quanto deve. Só assim para saber se estão te cobrando indevidamente ou não.

      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  34. Bom dia!

    Possuo uma parcela de financimaneto de automóvel no valor de R$ 783,79, sendo que o vencimento é todo dia 20. Estou com 3 parcelas em atraso, 20.01; 20.02; 20.03, estão me cobrando R$ 3.031,00, por todas elas.. Não seria abusivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Nesses casos de financiamento existem juros dentro das prestações. Veja no contrato se existe "comissão de permanência" sendo cobrado e o valor percentual. Esse tipo de cálculo é mais complexo que o cálculo de boletos em atraso por constar juros intrínsecos nas parcelas.

      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  35. Olá, tenho um boleto da Riachuelo no qual há multa de 2% de atraso a.m., mais encargos de 12.50% a.m.. Que encargos são esses? São permitidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Esses encargos devem ser próprio deles. Pelo valor cobrado junto com a multa, é aparentemente abusivo.

      Att,

      Excluir
  36. Bom dia Igor
    Vou acertar uma dívida de parcelas de um lote que são corrigidas pelo IGPM+1%. Não sei como fazer o cálculo dessas parcelas. Vamos considerar a parcela de abril/2005: Qual índice que uso? O do mês de abril/2005 ou a variação de abril até hoje? E o que tenho maior dúvida: como calculo a parcela de maio/2005? É aplicando a variação do IGPM +1% sobre a parcela do mês de abril já corrigida? Assim parece que á dívida fica impagável....Por favor me ajude!
    Obrigada
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Sandra.

      Precisa aplicar o índice a cada mês respectivo e o juros é pelo período de atraso de cada mês. Estão atualizando os valores e calculando juros moratórios pelo período de atraso.

      Att,

      Excluir
  37. Gostaria muito que me ajudassem nesse sentido, pois aluguei um imóvel cujo contrato estabelece a seguinte coisa: "o pagto. após o prazo de vencimento implica na multa de mora de 10% sobre o débito". Como faço para calcular isso? Está certo essa cláusula? Meu aluguel é de 1.500 reais e quero pagar hoje mais estou a 3 dias em atraso. Me ajudem por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Calcula 10% sobre o valor do aluguel e o some com o valor do aluguel.

      Att,

      Excluir
  38. Bom dia Igor
    Vou acertar uma dívida de parcelas de um lote que são corrigidas pelo IGPM+1%. Não sei como fazer o cálculo dessas parcelas. Vamos considerar a parcela de abril/2005: Qual índice que uso? O do mês de abril/2005 ou a variação de abril até hoje? E o que tenho maior dúvida: como calculo a parcela de maio/2005? É aplicando a variação do IGPM +1% sobre a parcela do mês de abril já corrigida? Assim parece que á dívida fica impagável....Por favor me ajude!
    Obrigada
    Sandra

    ResponderExcluir
  39. Bom dia Igor, tenho duas dúvidas:

    1. O valor de juros considerado legal é de 1% ao mês, mas saberia me dizer se é em regime de juros simples ou juros compostos?

    2. No caso de obrigações vencidas há mais tempo, seria legal reajustar o valor principal utilizando algum índice de preços (IGPM, IPCA?), além do juros + multa por atraso?

    Desde já agradeço!
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Rafael.

      Respondendo suas perguntas:
      1- Juros simples.
      2-Normalmente é o que ocorre. Se atualiza monetariamente e se aplica os juros legais. Os juros legais até Janeiro de 2003 eram de 0,5%am.

      Obrigado.

      Excluir
  40. olá muito bom seu site, adorei.. minha dúvida é a seguinte, vendi um comércio e fizemos contrato registrado em cartório emito promissoria ao mes quando a devedora me paga. a parcela é de 2000,00 a multa de 2% e os juros de mora de 1%, ocorre que ela deve me pagar todo dia 10, em caso de atraso eu já começo a cobrar a partir do dia 11 e faço o mesmo cálculo que vc descreveu acima? Isso serve para contrato entre pessoas físicas? Posso fazer isso que estou dentro da lei?
    sendo assim, fica 2000,00 + 40,00 da multa + 0,64 por dia de atraso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Renata e Guilherme.

      Entenda da seguinte forma: Vocês acordaram o recebimento desse valor previamente e o valor de multa e mora em caso de atraso. A multa e a mora são sua remuneração pela falta de liquidez que te foi ocasionada pelo atraso do pagamento. Ela não está remunerando seu capital, mas sim te compensando um valor que deveria ser recebido num dia especifico e não o foi. Por isso se cobra multa e mora. Nesse caso, eles compensam sua falta de liquidez daqueles dias de atraso.

      A multa está certa, mas a mora diária desse valor seria 0,66.

      Obrigado.

      Excluir
  41. Gostaria que você me ajudasse. Tenho um boleto da faculdade em atraso no valor de 256,53$, e a multa é de 5,13$ + 0,08$ ao dia de juros de mora... A cada dia vencido se aplica 5,13$ ou somente o valor de 0,08$? abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      A multa é fixa, o que se multiplica com o tempo é a mora, nesse caso os 0,08 centavos.

      Att,

      Excluir
  42. tenho um a dívida de 500,00 desde Abril de 2010 sem índice de correção sem nada ; como devo fazer a atualização e qual seria hoje o valor à pagar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de quem te cobra a dívida.

      Precisa saber os fatores para cálculo. Será só juros e mora?

      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  43. Boa Tarde,

    Pago aluguel todo dia 05 de cada mês. Nesse mês de Setembro ele caiu numa sexta e por problemas acabei fazendo o pagamento no dia seguinte. O proprietário reclamou que o pagamento só caiu no dia 10/09, já que dia 06/09 foi um sábado e como foi feito um DOC o mesmo só apareceu na conta na segunda-feira dia 08/09. Ele quer me cobrar multa de 10%. Isso é certo?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ver o contrato. Acho que isso deve ser discutido diretamente com o proprietário. Como sexta-feira foi dia útil e você não pagou, deve multa para ele.

      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  44. Bom dia!! Por favor me esclareça uma situação. Sou credora de uma dívida. No contrato está previsto que se aplicará ao atraso o valor de 2% multa e 1% juros ao mês. Até aí é facil calcular, ocorre que nesse período parcelei a prestação. Por exemplo, o vencimento da parcela foi no dia 02/08, a prestação era de R$ 5.000, me pagaram R$ 1.500 no dia 15 de agosto e mais R$1.500 no dia 12/09, ainda restam R$ 2.000. Como faço o cálculo de juros? Conto 13 dias de juros (do dia 02/08 ao dia 15/08) e depois eu conto 1% do mês e mais 11 dias, referente ao outro restante do pagamento pago no dia 12/09 e depois, para atualizar o valor eu posso calcular da data do vencimento original até a data de hoje? Sempre abatendo os valores já pagos mas contando o juros data data original da vencimento da parcela???

    Por favor me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você dividiu o pagamento em datas distintas, cada data vencida é um novo cálculo e sobre o valor de cada boleto.

      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  45. BOA TARDE!!

    MINHA ANTIGA EMPRESA FALIU ELES TINHA UM VALOR PRA ME PAGAR COMO ELE NÃO TINHA COMO ME PAGAR AVISTA
    ARRUMARAM UM ESCRITÓRIO DE (CONCILIAÇÃO PRÉVIA TRABALHISTA)
    AI FEZ UM CONTRATO DE PAGAMENTO 32 X 504.
    SENDO QUE ERA PRA SER PAGO TODO DIA 4 DE CADA MÉS 20% DE ATRASO SENDO Q JÁ ATRASO VARIAS VEZES NÃO PAGO O JUROS AINDA. ESSE MÉS DE SETEMBRO 2014 NÃO FOI PAGA AINDA SENDO QUE SALA DE REUNIÃO SOBRE O ACORDO FOI DETERMINADO 20% DE MULTA DE ATRASO ISSO ESTA ESCRITO NO CONTRATO
    E TAMBÉM FOI FALADO SE 30 DIAS DE ATRASO O CONTRATO É CANCELADO AUTOMATICAMENTE

    ResponderExcluir
  46. Igor Gostei muito do artigo . Até agora foi o melhor que encontrei e que deu pra esclarecer minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  47. Igor por favor tire uma dúvida. Tenho um boleto de carro pra pagar no valor de 687,02 e vou atrasar 8 dias pra pagar. Estou em dúvida de quanto vão cobrar a mais por esse oito dias de atraso. O boleto diz COBRAR MORA POR DIA DE ATRASO / COMISSÃO PERMANÊNCIA R$ 4,12*. É só esse valor que vão me cobrar por dia de atraso ou vem mais cobrança por aí?!

    ResponderExcluir
  48. Compre no cartao de uma amiga e atrasei 5 dias e agora ela que q eu pague juros de atraso e encargos finaceiros oq devo pagar nao tenho nem noçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se ela pagou a parte dela na data do vencimento. Se sim, os juros serão cobrados serão sua obrigação. Se não, calcula proporcional ao valor utilizado por cada uma. Regra de 3 simples. Se os juros totais está para 100% do valor da fatura, quanto será os juros para o valor que você utilizou? Só isso.

      Cartão de crédito não se enquadra nesse modelo de cálculo porque incorporam encargos, impostos e outros valores no cálculo do atraso.

      Excluir
  49. IGOR , TENHO UM BOLETO (CREDICARD) DE 2.300,00 SE EU PAGAR SOMENTE 1.800,00 DEIXANDO 500,00 PARA MES QUE VEM , QUAL TOTAL DE JUROS VOU PAGAR NA PROXIMA FATURA ? MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ver a taxa de juros da fatura. Além da multa, existem os encargos e impostos para serem calculados. Os juros serão cobrados sobre o valor não pago e provavelmente multa sobre o valor total. Pague sempre o total. Escolha outra conta para atrasar se for o caso.

      Excluir
  50. Tenho um cartão de supermercado Avista , com atraso hoje de 51 dias, o valor em 05/07/15 era de 495,33 em 05/08 797,50 em 05/09 é 1176,01 as taxas são essas crédito rotativo 24,99% mora 2% e multa ,2%, gostaria de saber se está correto em menos de dois meses mais de 100% em taxas. Obrigado e aguardo avaliação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edvaldo, é abusivo, mas não vai ter condição de questionar isso diretamente com a operadora do cartão.
      O cálculo do cartão de crédito é diferente de boleto bancário. Caso sinta-se lesado, procure seus direitos na justiça. Lembrando que é sua responsabilidade pagar as compras, mas os juros não podem ser acumulados mensalmente a a taxa é abusiva.
      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  51. bom dia, gostaria de saber sobre os juros diários, que pelo visto estão sendo cobrados abusivamente nos cartões de credito e principalmente os de supermecardos e lojas , então qual deve ser o valor correto,pois tenho um cartão avista e as taxas são a seguinte:credito rotativo 24,99 %;mora 1%, multa 2%,e mais anuidade visto que quando fiz o cartão não tinha anuidade, por favor me ajude a solucionar essa duvida, e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Edvaldo.
      Nesse caso não se aplica os cálculos acima. Esses juros são extremamente abusivos. Se estiver pagando as suas faturas fora do prazo e sem ser o total, dependendo da quantidade de meses que está nesta situação, o aconselho a refazer os cálculos e entrar na justiça para que o valor do seu saldo devedor seja recalculado na forma da lei.

      Att,

      Excluir
  52. Boa Tarde!
    Estou com uma duvida, estou com um cliente devendo um boleto no valor inicial de R$1000,00 cujo vencimento foi dia 26/10/2014. O mesmo quer fazer o acordo para efetuar o pagamento, Como já é lançado no boleto o valor de juros de mora ao dia é de 0,33% por 345 dias (113,85%): R$1.138,50, está correto eu cobrar esse valor somado ao valor do boleto?

    ResponderExcluir
  53. É 0,33 centavos por dia multiplicados pelo número de dias. A mora é de 1% ao mês, sendo 1% de 1000,00 igual a 10 reais.
    Em 1 ano de mora seria apenas 12% e não 113,85%.

    Att,

    ResponderExcluir
  54. Uma taxa de permanência indicada na fatura do cartão como 15.90% a.m, ela deve ser cobrada proporcionalmente aos dias de atraso, ou indiferente se está em atraso 3 dias ou 30 será cobrado 15.90% em cima do valor total?

    ResponderExcluir
  55. Os juros são pro-rata. Cobram proporcionalmente por dia de atraso.

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...