segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Diferença Entre Preço e Valor.



Diferença Entre Preço e Valor.

Boa Noite!

Como estão? Tudo Bem?

Eleições chegando e todos questionando o que será melhor fazer ou qual o melhor candidato a se votar. Eu, particularmente, estou bem descrente com as opções que possuo de candidatos para votar em minha cidade.  Mas isso não ocorre pelas pessoas que estão como candidatos, mas por todo o interesse político que está por trás disso. Partidos opositores apoiando o mesmo candidato. Candidatos que participaram de governos anteriores falando como se também não tivessem feito parte disso que se encontra hoje na cidade. E o mais engraçado, para não ser desastroso, são os candidatos a vereadores que aparecem no horário eleitoral.

Bom, deixando a eleição de lado, mas fazendo uma analogia ao titulo do texto de hoje, qual é a diferença entre preço e valor para vocês? Algum candidato tem valor suficiente para vocês pagarem o preço do seus votos? Ou o valor do seu voto não vale pagar por nenhum desses candidatos que estão se apresentando como solução de sua cidade?

Normalmente, muitas pessoas confundem essas duas palavras. Na minha forma de ver, preço é uma palavra fria. Mas muitas pessoas não sabem dar o preço do valor do seu trabalho, concordam? E como se faz para saber se o preço do seu produto ou serviço seria um preço viável para os consumidores? Na verdade, antes de você criar um produto os serviço, você precisa definir tudo isso antes para saber se todo o seu tempo investido te dará uma retorno esperado.

Eu particularmente considero principalmente em serviços, o valor dos serviços e não o preço pago por ele. Mas nem sempre as pessoas são capazes de entender o preço daquilo que foi oferecido para eles, consumidores do seu produto/serviço, uma coisa relativamente simples a um preço relativamente alto. Eu entendo da seguinte forma:

1-Qual a necessidade que as pessoas possuem de seu produto e/ou serviço?
2-É vital para o negócio de seus clientes funcionarem?
3-Qual o número de concorrentes que existem no mercado?
4-Qual seu diferencial em relação aos seus concorrentes?
5-Qual foi o tempo e o custo do investimento em você ou no seu produto?
6- Quanto tempo leva para você confeccionar seu produto/serviço?

Essas são alguma perguntas iniciais que devem ser feitas para a determinação do valor dos seu serviços. É, eu disso VALOR. Se seu produto ou serviço é diferenciado e possui uma demanda grande, com baixos concorrentes ou com pessoas prestando um serviço com menor valor agregado que o seu, você não está negociando preço, mas sim valor. Seu serviço possui valor agregado. Você é especialista naquilo. Você possui um conhecimento diferenciado da grande maioria das pessoas sobre aquele assunto.  Não importa se você leva apenas 1 segundo para concluir seu trabalho ou 2 dias. Se você conseguiu fazer com que a resposta do seu produto ou serviço foi tão eficiente e rápida, você levou muito mais tempo para criar essa capacidade e apenas está fazendo com que aquela ferramenta trabalhe para você. E é nisso que muitos profissionais erram na formação de preço dos seus serviços. NÃO SABEM VALORIZAR A SÍ MESMOS!

Uma historinha rápida:
“Um  grande empresário, que possuía toda sua empresa ligada por computadores, um determinado dia, seu servidor desligou e ninguém conseguia resolver o problema. Ele, desesperado, chamou um profissional especializado naquele tipo de equipamento para ajuda-lo a resolver aquele problema e fazer com que a empresa não ficasse inativa e improdutiva por mais tempo. O profissional, olhou, olhou,olhou, pegou uma ferramenta e apartou apenas um parafuso e tudo voltou a funcionar normalmente sem problema algum. O rapaz foi embora e disse que enviaria a nota de seus serviços. Chegou uma nota para o dono da empresa no valor de R$1000,00. O Dono da empresa ficou muito nervoso e ligou para o profissional para saber o por que daquele preço, se ele só tinha apertado um parafuso. O rapaz disse que iria refazer a nota e assim o fez. Na nota, ao invés de cobrar apenas pelo serviço escreveu o seguinte: 1-Apertar um parafuso = R$1,00. 2- Saber o parafuso que tem que apertar = R$999,00.”

Moral da história, dependendo do serviço que você preste, do produto que você venda, se você for realmente bom e comprovar isso com o seu trabalho, você vende VALOR. Seu preço é apenas o número que você vai cobrar pelos serviços, mas aqueles serviços possuem um valor que corresponde minimamente a necessidade de seu cliente e a capacidade de pagamento do mesmo.

Saibam agregar valor aos seus serviços e produtos. Esse será um diferencial cada vez mais valioso ao seu trabalho!


                                                          LEITURA RECOMENDADA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...