terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Calculando Dívidas - O Novo Modelo do FIES


Calculando Dívidas - O Novo Modelo do FIES

Em 2015 o FIES mudou mais uma vez! Chegamos ao terceiro movimento de mudança na formação do contrato de financiamento, este se tornando mais caro que o segundo e chegando próximo das taxas de juros do primeiro.

Quem quiser entender como eram os contratos anteriores, acessem este link Calculando Dívidas: Financiamento Estudantil - FIES.  É muito importante terem a noção de como funcionava e como funciona hoje. Muitos alunos estão com dívidas e com dificuldades em saber como paga-las.
Esse novo modelo do FIES elimina uma das fases do contrato de financiamento. Foi eliminada a Primeira Fase de Amortização, que representava o pagamento da diferença percentual que o aluno detinha como crédito. Se seu percentual era de 70% de crédito, o banco pagava 70% da mensalidade e você os 30% restante. Nessa fase que eliminaram, seriam pagos os 70% por 12 meses. 

Particularmente eu nunca havia entendido o motivo disso, até porque não interferia de forma direta no total do financiamento. Quando amortizava a dívida era um valor baixo e, algumas vezes, gerava um acumulo de saldo devedor, elevando a dívida do aluno no parcelamento total final que seria a Segundo Fase de Amortização ou a última fase do contrato, calculando todo o saldo devedor em mais de 10 anos em muitos casos.

A primeira fase, a fase de utilização, não foi alterada por completo, mas elevaram o valor limite trimestral a ser pago pelo anulo para R$150,00. Isso é bom para que os juros não cobertos por esse valor tenham menor acumulo sobre o saldo devedor, porém muitos universitários sofrerão com isso ainda. Elevaram o valor trimestral, mas criaram 18 meses de carência após o término do curso, o que gerará um acumulo de juros durante 18 meses, elevando a dívida total a ser financiada após esse período. Como os juros praticamente dobraram, não acredito que essa elevação do valor pago trimestral irá influenciar muito positivamente no acumulo total do saldo devedor, mas podem fazer uma simulação no site para terem uma idéia de quanto será o saldo devedor acumulado até a fase final do parcelamento total da dívida.

A última fase permanece a mesma. Parcelam todo o saldo devedor num período entre 3 a 4 vezes o tempo do curso. É importante perceberem que sairão da universidade com uma dívida para ser paga por quase 10 anos. Dependendo do curso escolhido, esse valor pode ser um bem que poderia comprar, como um imóvel por exemplo. Por isso é fundamental fazer escolhas corretas para não projetarem seu futuro de forma irreal. Será que realmente você precisa fazer uma universidade agora? Pense nisso.


Quem estiver com problemas no financiamento, somos habilitados para fazer a revisão do contrato do FIES. Mas tenha em mente que isso terá um custo, principalmente com honorários advocatícios. Por isso é sempre necessário saber previamente o quanto estão te cobrando excessivamente de juros. Ter esta noção te dará condições de tomar decisões futuras sobre o financiamento de sua dívida do FIES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...