Redução do IPI
na Hora Errada!
Boa Tarde!
E os preços dos carros caíram! Caíram? Sim caíram, mas só
que da forma menos favorável para o consumidor.
No artigo anterior, comentei sobre a questão da redução do
preços dos veículos onde havia uma tendência a queda dos preços muito em breve.
Isso se daria pela alta do estoque e redução da demanda de carros pela
população. Isso se explica na teoria econômica que a maior parte das pessoas conhece:
Lei da Oferta e da Procura.
A Lei da Oferta e da Procura, basicamente é o seguinte:
Quanto maior a oferta de algum produto(maior nível de estoque), menor o preço.
Quanto menor oferta de produtos, maior o preço se a quantidade demandada
continuar inalterada. E assim acontece de forma inversa com a demanda. Quanto
maior fora a demanda por um bem, maior é a velocidade da baixa dos estoques,
forçando aumento no preço, por haver menor oferta daquele bem na economia. O
mais importante nessa teoria é que, no mercado competitivo, quem determina o
preço é o mercado. Existirá um ponto de equilíbrio entre a oferta e a procura e
a formação de um novo preço daquele bem. Tudo bem, mas e aí? Porque foi menos
favorável para os consumidores essa redução?
Porque o Governo se antecipou e reduziu o IPI antes da
redução dos preços devido a alta no estoque e redução da demanda por carros! A tendência
eram os preços se ajustarem a valores menores e encontrariam um novo ponto de equilíbrio.
Todos sabemos que os valores dos carros no Brasil, a margem de lucro das
montadoras são muito altas, fazendo com que paguemos caro por carros que não valem
efetivamente aquele valor, apenas sendo mantidos por causa da lei da oferta e
demanda onde as pessoas pagam o preço. Quando as pessoas deixam de comprar,
acredito por terem começado a pensarem de forma racional, a tendência seria a
queda desses preços, sem necessidade de subsídios do Governo nesse momento.
Quando o Governo intervém e anuncia o subsidio para as montadoras de redução de
IPI, ele está condicionando os preços dos carros a ajustes na redução de
impostos e que as margens de lucro das montadoras não são as responsáveis pelo
valor do carro no Brasil
O Governo, se quisesse efetivamente ajudar o mercado
consumidor brasileiro, deveria esperar as montadoras ajustarem seus preços e após
esse ajuste de preços devido a Lei da Oferta e da Procura, aí sim subsidiar as
montadoras com incentivos fiscais.
Vamos a um exemplo:
Carro x – R$30mil. Menos 10% de ajuste ( Já incluindo IPI
reduzido)= R$27mil
Digamos que as montadoras reduziriam em 10%, independente da
redução do IPI.
Carro x –R$30mil. Menos 10% de ajuste (Lei da Oferta e
Procura)= R$27mil.
Agora calcularíamos o valor dos carros com redução do IPI,
após o ajuste da “LOP”.
Carro x – R$27mil, menos 10% de ajuste redução IPI =
R$24.300,00.
Perceberam como a ação do Governo foi prejudicial aos
consumidores?
Esse carro de 30mil é o carro que tem o preço básico que
gerará a formação de preço de todos os outros. É como se fosse um leilão. O
preço mínimo pago por um carro no Brasil é R$30mil, a partir daí só ajustam os
preços dos outros modelos tendo base no preço mínimo que a população paga por
um carro básico. Esse preço mínimo poderia ter passado para R$24.300,00 se o
Governo não tivesse se “antecipado” e “incentivado” o consumo dos carros nesse
momento. Agora o preço mínimo passou a ser de R$27mil, valor alto ainda pelo
produto que nos é oferecido.
Se puderem esperar para comprarem um carro novo, aguardem
até 2013 onde novas montadoras se estalarão no país e, conseqüentemente, terão
seu IPI reduzido e carros muito melhores com preços muito mais acessíveis aos
consumidores se os preços foram reduzidos proporcionalmente a redução do IPI
das importadoras.
Particularmente, acho que o Governo protege excessivamente o
setor automobilístico do país. Interfere diretamente em questões, que num
mercado aberto e competitivo, as empresas precisam traçar suas estratégias e
inovarem na forma de formação de preço e oferta de produtos de qualidade, como
é em todo mundo e em outros setores específicos. Essa proteção reflete
diretamente na população que paga caro por bens que não valem esse valor real
se comparado com os mesmos carros que são vendidos em outros países com preços
bem mais baixos do que pagamos e produzimos aqui.
Valorizem seu dinheiro! Tem muito produto, não só carro,
vendido por preços com margens de lucro altíssimas só porque tem gente pagando
por isso.
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