quarta-feira, 23 de maio de 2012

Redução do IPI na Hora Errada!



Redução do IPI na Hora Errada!
Boa Tarde!

E os preços dos carros caíram! Caíram? Sim caíram, mas só que da forma menos favorável para o consumidor.

No artigo anterior, comentei sobre a questão da redução do preços dos veículos onde havia uma tendência a queda dos preços muito em breve. Isso se daria pela alta do estoque e redução da demanda de carros pela população. Isso se explica na teoria econômica que a maior parte das pessoas conhece: Lei da Oferta e da Procura.

A Lei da Oferta e da Procura, basicamente é o seguinte: Quanto maior a oferta de algum produto(maior nível de estoque), menor o preço. Quanto menor oferta de produtos, maior o preço se a quantidade demandada continuar inalterada. E assim acontece de forma inversa com a demanda. Quanto maior fora a demanda por um bem, maior é a velocidade da baixa dos estoques, forçando aumento no preço, por haver menor oferta daquele bem na economia. O mais importante nessa teoria é que, no mercado competitivo, quem determina o preço é o mercado. Existirá um ponto de equilíbrio entre a oferta e a procura e a formação de um novo preço daquele bem. Tudo bem, mas e aí? Porque foi menos favorável para os consumidores essa redução?

Porque o Governo se antecipou e reduziu o IPI antes da redução dos preços devido a alta no estoque e redução da demanda por carros! A tendência eram os preços se ajustarem a valores menores e encontrariam um novo ponto de equilíbrio. Todos sabemos que os valores dos carros no Brasil, a margem de lucro das montadoras são muito altas, fazendo com que paguemos caro por carros que não valem efetivamente aquele valor, apenas sendo mantidos por causa da lei da oferta e demanda onde as pessoas pagam o preço. Quando as pessoas deixam de comprar, acredito por terem começado a pensarem de forma racional, a tendência seria a queda desses preços, sem necessidade de subsídios do Governo nesse momento. Quando o Governo intervém e anuncia o subsidio para as montadoras de redução de IPI, ele está condicionando os preços dos carros a ajustes na redução de impostos e que as margens de lucro das montadoras não são as responsáveis pelo valor do carro no Brasil

O Governo, se quisesse efetivamente ajudar o mercado consumidor brasileiro, deveria esperar as montadoras ajustarem seus preços e após esse ajuste de preços devido a Lei da Oferta e da Procura, aí sim subsidiar as montadoras com incentivos fiscais.

 Vamos a um exemplo:
Carro x – R$30mil. Menos 10% de ajuste ( Já incluindo IPI reduzido)= R$27mil

Digamos que as montadoras reduziriam em 10%, independente da redução do IPI.

Carro x –R$30mil. Menos 10% de ajuste (Lei da Oferta e Procura)= R$27mil.

Agora calcularíamos o valor dos carros com redução do IPI, após o ajuste da “LOP”.

Carro x – R$27mil, menos 10% de ajuste redução IPI = R$24.300,00.

Perceberam como a ação do Governo foi prejudicial aos consumidores?

Esse carro de 30mil é o carro que tem o preço básico que gerará a formação de preço de todos os outros. É como se fosse um leilão. O preço mínimo pago por um carro no Brasil é R$30mil, a partir daí só ajustam os preços dos outros modelos tendo base no preço mínimo que a população paga por um carro básico. Esse preço mínimo poderia ter passado para R$24.300,00 se o Governo não tivesse se “antecipado” e “incentivado” o consumo dos carros nesse momento. Agora o preço mínimo passou a ser de R$27mil, valor alto ainda pelo produto que nos é oferecido.

Se puderem esperar para comprarem um carro novo, aguardem até 2013 onde novas montadoras se estalarão no país e, conseqüentemente, terão seu IPI reduzido e carros muito melhores com preços muito mais acessíveis aos consumidores se os preços foram reduzidos proporcionalmente a redução do IPI das importadoras.

Particularmente, acho que o Governo protege excessivamente o setor automobilístico do país. Interfere diretamente em questões, que num mercado aberto e competitivo, as empresas precisam traçar suas estratégias e inovarem na forma de formação de preço e oferta de produtos de qualidade, como é em todo mundo e em outros setores específicos. Essa proteção reflete diretamente na população que paga caro por bens que não valem esse valor real se comparado com os mesmos carros que são vendidos em outros países com preços bem mais baixos do que pagamos e produzimos aqui.

Valorizem seu dinheiro! Tem muito produto, não só carro, vendido por preços com margens de lucro altíssimas só porque tem gente pagando por isso.

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