quarta-feira, 16 de maio de 2012

Redução dos Juros – Influencia Positiva no Mercado Interno



Redução dos Juros – Influencia Positiva no Mercado Interno

Bom dia!

Faz algum tempo que não escrevo. Meus dias estão sendo bem cheios e de muito trabalho. Muitas coisas boas estão acontecendo e é bem prazeroso ter seu trabalho reconhecido.

Mas finalmente entramos numa perspectiva de redução das taxas de juros a valores mais reais. Agora bancos terão que ter maior controle na oferta de crédito, mas ao mesmo tempo terão que ofertar mais e maiores valores para manterem suas margens de lucros. As reduções foram boas, mas as taxas cobradas ainda são altas e ainda existe abusividade nos valores. Mas e em relação ao mercado consumidor interno, como isso vai refletir positivamente para as pessoas?

Muita gente ficou preocupada com a mudança na rentabilidade da poupança, mas isso foi uma das melhores coisas feitas em relação a economia brasileira nos últimos anos. Nós brasileiros precisamos criar uma mentalidade de que não se ganha dinheiro sem trabalhar. Com a redução da Taxa SELIC, taxa básica que regula a remuneração de títulos da divida pública e outras aplicações financeiras, deixar o dinheiro parado deixou de ser atrativo. Isso vai estimular as pessoas e empresários a consumirem mais e a planejarem melhor o que fazer com o seu dinheiro. Isso incentiva o empreendedorismo!

Outra influência positiva, que ao meu ver, temos que utilizá-la nesse momento a nosso favor como consumidores, inclusive por fatores externos como a crise na Europa, é forçar os preços de determinados bens de consumo para baixo. Principalmente o preço dos carros onde os valores que pagamos aqui são os mais altos do Mundo! Mas como faríamos isso?

Com a restrição do crédito pelos bancos, reduziram os financiamentos para carros, porque ficou menos atrativo para os bancos oferecerem crédito a taxas menores. Com isso, os estoques dos carros não baixaram como esperado. Isso força a redução diretamente no preço de venda dos carros, já que com a alta oferta de crédito com altos juros, os preços dos carros permaneceram altos pela facilidade de compra dos mesmos, mesmo aumentando a competição no setor. Hoje, com a alta de estoque e redução da Taxa SELIC, onde estimula investimento produtivo, as indústrias automobilísticas não poderão deixar de produzir, por que sabem que há tendência a redução ainda maior da TAXA SELIC e que isso estimula o consumo futuro. Mas, antes, ou eles assumem o prejuízo do estoque, ou terão que derrubar o preço a um valor onde as pessoas possam pagar a vista e que os bancos liberem o financiamento pelo valor mais baixo do bem. Excelente, não? Isso não é só para carro, mas também para eletrônicos, celulares, onde pagamos valores muito acima dos preços internacionais.

Em 2013, acredito que teremos valores mais reais nos preços dos automóveis e, com o aumento de novas fábricas de marcas mundiais entrando no mercado brasileiro, haverá uma tendência na redução de preço dos veículos. Não pensem que isso vai afetar diretamente ao emprego.  Será como acontece com os bancos. Esses sempre tiveram lucros exorbitantes por muitos anos e agora terão que reduzir por questões econômicas e mudança de cenários diante das perspectivas mundiais e da economia nacional.
O mercado europeu, terá que ofertar seus produtos para reaquecerem sua economia. E qauis seriam os países capazes de absorverem uma maior fatia dessas vendas? O Brasil, com certeza!

É muito importante começarmos a termos maior racionalidade diante do consumo de produtos que no primeiro momento são bastante atrativos, mas não vale realmente o preço que pagamos aqui. Hoje podemos pesquisar os preços dos mesmos produtos que são vendidos fora do país a preços internacionais básicos, com pouca diferença em todo o mundo. Só aqui que pagamos valores extremamente altos e com uma receita muito menor que parte da população mundial, principalmente americana e europeia.

Preços justos já! Valorize seu Dinheiro!

LEITURA RECOMENDADA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...