terça-feira, 11 de outubro de 2011

As Falhas de Mercado



As Falhas de Mercado.

Bom dia!

Fiquei alguns dias sem escrever, mas sempre pensando sobre o que seria interessante discutir diante do que estamos vivendo no Brasil e no Mundo. Um dos principais pontos de discussão e duvida da população é, muitas vezes, em relação ao Governo e impostos. Será que não seria melhor não existir um Governo? Será que se o Governo não interviesse na economia e deixasse a livre concorrência definir o nível de emprego e renda da população, não teríamos um mundo melhor?

Existe uma teoria, welfare economics, teoria do bem estar social, que diz que sob certas condições, os mercados competitivos geram uma alocação de recursos que é impossível promover uma relação de recursos de tal forma que um individuo aumente seu grau de satisfação, sem que isso esteja associado a piora da situação de outro individuo. A alocação de recursos que tem a propriedade de que ninguém pode melhorar sua situação sem causar prejuízo a outros agentes, é conhecida como “ Ótimo de Pareto”. 

Mas para ocorrer essa situação ótima depende de algumas situações, pressupostos como:
1-      Não existência de progresso técnico
2-      Modelo de mercado de concorrência perfeita (firmas não influenciam no preço)
3-      Informação perfeita doa agentes econômicos.

As “falhas de mercado” impedem que ocorra o ótimo de Pareto, São elas:
1-      Bens Públicos( Iluminação Pública, segurança pública...)
2-      Existência de Monopólios Naturais
3-      Externalidades positivas e Negativas
4-      Ocorrência de Desemprego e Inflação.
5-      Mercados Incompletos
6-      As Falhas de Informação

As falhas de mercado mostram a necessidade de um agente regulador que organize e auxilia os mercados. Por isso o Governo é necessário para a organização da estrutura e bases da sociedade, oferecendo bens públicos que consolidem a formação e ordem social, através de leis e fiscalização que facilitem o convívio social e contribuam para eficiência dos mercados e agentes econômicos.

Nos próximos artigos, estarei focando nas questões baseadas em Finanças Públicas e muito provavelmente, escreverei sobre tipos de tributação e a importância do IVA( Imposto sobre Valor Agregado) como forma de criação de um imposto único sobre o consumo e simplificação da arrecadação no país. Precisamos pressionar os governantes a realização da Reforma Tributária e a simplificação do Sistema Tributário Brasileiro.

                                                          LEITURA RECOMENDADA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...