quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Que Define o Valor de Mercado de Um Profissional?


O que define o valor de mercado de um profissional?

Bom dia!

Sempre tive uma dúvida em relação a como empresas selecionam e remuneram profissionais em determinados cargos. Claro que o valor da remuneração paga pela empresa englobam aspectos em relação a necessidade e a oferta de profissionais que se enquadram aquela necessidade da empresa. Mas o que define realmente o valor de mercado de um profissional?

No geral, o que determina é a Lei da Oferta e da Procura. Qual tipo de profissional a empresa precisa? Qual a quantidade de profissionais dentro da mesma área a empresa precisa?Qual é a quantidade de mão-de-obra qualificada para o cargo? É fácil de substituir? É fácil de se encontrar de imediato? Qual o diferencial que o profissional possui para ser contratado? Todas essas questões se tornam a base de uma remuneração paga pelas empresas e a pretensão salarial do profissional que se candidata a determinadas vagas.

Para alguns cargos existe uma oferta de candidatos em excesso, onde isso reduz a remuneração paga pelas empresas para aquele cargo ou função já que existe uma reserva no mercado com fácil substituição. Nesses casos, a diferenciação é fundamental ou o profissional perceber que aquele mercado já está saturado e comece a se especializar e buscar uma área onde existe uma escassez de mão-de-obra e de fácil absorção pelas empresas. Em outros casos, pelo profissional apenas possuir um conhecimento especifico e ter uma grande procura, necessidade, pelas empresas, esse profissional não tão qualificado possui uma remuneração maior que profissionais que investiram anos em educação e especialização. Hoje temos visto diversos casos na área de Petróleo e Gás onde existem profissionais sem graduação recebendo mais que Engenheiros em muitos casos por terem se especializado numa área onde existe escassez de mão-de-obra e uma necessidade imediata de alocação desse profissional.

Hoje, com a expansão da economia e com diversos setores em crescimento onde não existiam oportunidades durante anos, é fundamental os profissionais buscarem qualificações e planejarem suas carreiras de acordo com as oportunidades que estão se apresentando. O importante é criar um projeto de vida profissional e estudar a viabilidade desse projeto através do investimento inicial que deseja realizar e estimar um retorno estimado durante determinado período. Será que ainda é valido investir em determinadas profissões pelo tempo demandado e o retorno esperado que não tem sido tão bem remunerado quanto cargos menos qualificados, com menor investimento e melhor remuneração? Isso cabe a cada um identificar seu perfil e buscar áreas que possa planejar seu futuro com determinada segurança.

                                                          LEITURA RECOMENDADA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...