quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Planejamento Financeiro de Curto Prazo.


O Planejamento Financeiro de Curto Prazo.

Bom dia!

No Artigo sobre a importância do planejamento econômico para as empresas, falamos da necessidade de estudos primários para obtenção de informações que determinariam futuras tomadas de decisões. Hoje, o assunto é mais focado no planejamento financeiro e a importância de se gerenciar de forma correta o fluxo de caixa da empresa no curto prazo.

O brasileiro é um povo criativo e empreendedor, sem dúvida. Muitos iniciaram seus negócios próprios devido a necessidade criada por uma economia restritiva ao desenvolvimento econômico e a geração de empregos de um passado recente. Normalmente, nas dificuldades precisamos gerar decisões criativas para que possamos sobreviver financeiramente. Infelizmente, a grande maioria empreende por necessidade, ou por ter encontrado uma oportunidade de iniciar um negócio próprio e não necessitar mais se submeter a normas rígidas demais e chefes injustos, mas em sua maioria, não se planejam financeiramente para sobreviverem num curto prazo como empresários. Por isso, uma grande parte das empresas não consegue completar um ano de vida.

O Planejamento Financeiro de Curto Prazo é uma ferramenta que ajuda estruturar os ciclos, operacionais e de caixa, para que os empreendedores tenham um conhecimento necessário do controle financeiro da empresa. Muitos não se planejam e antes de iniciar o negócio, não possui capital de giro suficiente para girarem a empresa e não sabem onde angariar recursos para dar prosseguimento ao seu sonho. O Planejamento Financeiro de curto prazo está diretamente ligado a três pontos específicos: Estoque, Caixa e Vendas.

Vamos imaginar uma empresa produzirá sapatos. Num primeiro momento até o término da confecção dos sapatos, ela não terá caixa e apenas custos de investimento inicial de produção com fornecedores, pagamento de aluguel, mão de obra,etc. A partir do primeiro ciclo produtivo, a empresa precisará colocar seus produtos a venda e, estará esperando um retorno máximo esperado para obter caixa. Mas nem sempre as coisas acontecem como o esperado. Primeiramente, através do Planejamento Financeiro inicial, precisamos projetar 3 tipos de condições que podem se apresentar: Uma visão pessimista, onde os produtos não foram aceitos como esperados e não houve receitas a receber e apenas custos. Uma visão de condição normal, onde tudo ocorreu como esperado conforme as vendas esperadas. E, uma visão otimista, onde existiu uma demanda muito grande do produto e seria preciso ter uma quantidade maior de estoque para suprir a demanda do mercado. Essas são três visões iniciais que devem ser observadas e colocadas um planejamento financeiro específico para cada um.

Entretanto, muitos empresários não conseguem elaborar um planejamento financeiro de forma correta. É preciso gerenciar o fluxo de caixa da empresa observando os ciclos operacionais e de caixa, onde o ciclo operacional é o inicio do processo de produção, pagamento de fornecedores, vendas e até o recebimento do pagamento dos sapatos vendidos. A empresa precisa definir a forma de financiamento dos produtos, as condições de vendas e projetar seu fluxo de caixa através das receitas estimadas. O ciclo de caixa se inicia após a produção do estoque e a colocação dos produtos a venda, até o recebimento das contas a receber. Isso tudo precisa ser bem estudado e planejado para que os empreendedores possam trabalhar com visões diferenciadas para não serem pegos de surpresa.

É através de um planejamento financeiro de curto prazo bem realizado, que micro, pequenas e médias empresas precisam se preocupar inicialmente. Muitos empresários iniciam a empresa já com dificuldades de caixa e de cumprirem com seus compromissos com fornecedores e tendo títulos protestados e não conseguindo desenvolver o negócio como esperado.

Paralelamente a inicio desse planejamento financeiro de curto prazo, é preciso já iniciar o planejamento financeiro de longo prazo, para saber quais novos investimentos deverão ser feitos pela empresa e onde aplicar de forma correta esses valores.

Não invistam seu dinheiro, que muitos conseguiram com muito esforço, de forma precipitada e não-planejada. Procurem profissionais que possam prestar uma assessoria e um acompanhamento de todo o processo produtivo inicial da empresa, orientando no na viabilidade do projeto e no planejamento financeiro esperado pela empresa.

Fazemos todos esses estudos para sua empresa. Nossos contatos estão ao lado. Não deixem de iniciar novos negócios de forma planejada e estruturada minimizando riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...