quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Limites de Crédito Bancário: Solução ou Problema?


Limites de Crédito Bancário: Solução ou Problema?

A grande maioria dos bancos, principalmente os privados, para você abrir uma conta corrente, dependendo do caso, eles enviam os gerentes para prospectar novos clientes na rua. Enviam gerentes até sua casa ou empresa, para você se tornar cliente daquela instituição financeira. Te oferecem isenção de anuidades e tarifas reduzidas, limites de crédito pré-aprovados, todos os tipos de cartões de crédito possíveis, diversos serviços eletrônicos para sua comodidade. Isso tudo só por que você é especial? Com certeza não.

Principalmente no Brasil, os bancos oferecem diversos serviços e ofertam crédito pré-aprovado, apenas por você abrir a conta. Isso não é um favor que eles estão fazendo. Te ofertam crédito a uma alta taxa e não te falam do risco que você corre se começar a utilizar seu “crédito pré-aprovado” de forma a “solucionar” suas obrigações mensais ou um consumo irresistível que você não pode evitar. Efetivamente, é isso mesmo que eles querem de você!

A última pesquisa realizada em relação ao nível de inadimplência demonstra uma queda no percentual da população que não cumpriu com suas obrigações. Enquanto isso, o valor da taxa de juros de produtos financeiros, seus créditos pré-aprovados, aumentou praticamente 1% a mais do que era no ano passado. Pergunta: Se o nível de inadimplência caiu, por que aumentar a taxa de juros dos limites de crédito oferecida à população?

Com o aumento da taxa Selic, houve uma redução de oferta monetária, logo você aumenta o preço da taxa de juros de serviços financeiros demandados pela população para reduzir essa demanda por crédito. Até aí tudo bem. Mas em compensação, o risco de inadimplência que existe nas taxas de juros ofertadas no mercado também reduziu. Provavelmente, teremos um maior percentual de inadimplência nos próximos meses, já que o custo de capital aumentou, através das taxas de juros, e terão que pagar mais na utilização dos seus créditos ofertados pelos bancos. Isso acaba se tornando um ciclo vicioso e tornando algumas dividas impagáveis.

Se você tem necessidade de utilizar seu cheque especial, é porque está gastando mais do que realmente poderia gastar. A partir do momento que você não cobre esse valor utilizado no seu cheque especial, os juros serão cobrados mensalmente, utilizando mais limite do seu cheque especial. Nesse momento, você já estará pagando juros sobre juros e não conseguirá cobrir seu limite de cheque especial apenas com seu salário, terá que pegar um empréstimo para cobrir essa divida. Quando se pega um empréstimo, de imediato você já terá abatido do seu total contratado, uma “taxa de contratação” e terá que contratar no mínimo por 4 meses (dividir em 4 parcelas) o valor contratado. Nisso você já estará pagando juros mensais por 4 meses, mesmo se quitá-lo no mês seguinte.

Hoje, as taxas de juros desses serviços ofertados pelos bancos giram, em média, nos seguintes valores:
• Cartão de Crédito – 13% ao mês ou 330% ao ano.
• Cheque especial – 9% ao mês ou aproximadamente 200% ao ano.
• Empréstimo PF – 6% ao mês ou aproximadamente 100% ao ano.

Alguns desses serviços devem ser evitados e a utilização dos cartões de crédito deve ser de forma racional e que possa pagar SEMPRE o valor total da fatura. Pagar o mínimo do cartão de crédito é a forma de você começar realmente a precisar de todos os outros serviços financeiros oferecidos pelo banco que estão disponíveis na sua conta.

Os bancos lucram através da diferença que cobram pela oferta de crédito aos consumidores e o valor pago nas remunerações de investidores que aplicam seu dinheiro na instituição, conhecido como spread bancário.

Posso afirmar, seu crédito pré-aprovado oferecido pelos bancos, não são efetivamente uma solução adequada para seus problemas financeiros. Antes de abrirem uma conta em qualquer banco, consulte as taxas aplicadas por aquela instituição ou consulte alguém que possa orientá-los da melhor maneira nos riscos que irá correr se começar determinados serviços financeiros oferecidos pelas instituições financeiras.

Caso tenham alguma dúvida, disponibilizo meus contatos para pessoas interessadas em reduzir seus custos financeiros e orientações em novos investimentos.

Até o próximo artigo.

(21)9326-2984

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...