sexta-feira, 3 de julho de 2015

Calculando o Valor de Suas Prestações.




Calculando o Valor de Suas Prestações.

Gostaria de saber como calcular o valor das prestações do seu financiamento? Gostaria de saber se o valor das suas prestações estão de acordo com o valor do financiamento/empréstimo contratado? Veja como é simples realizar esse cálculo.

Muitas pessoas possuem dúvidas para saberem se suas prestações estão corretas ou não. Alguns acham que os valores estão acima do que deveriam pagar. Mas como saber efetivamente se o valor das suas  prestações estão de acordo com o valor financiado?
Para realizarmos esse cálculo precisamos de três dados:

  1.     Valor do Financiamento / Empréstimo
  2.     Prazo Contratado – número de meses
  3.     Taxa de Juros do Contrato.


Tendo esses três dados conseguimos calcular o valor da prestação de um financiamento ou empréstimo. O cálculo é baseado na fórmula de matemática financeira que calcula prestações iguais, fixas e consecutivas, em um determinado período de tempo, conhecida como PMT.

No site do Banco Central existe a Calculadora do Cidadão que realiza esta operação apenas digitando os dados do empréstimo ou financiamento. Esse cálculo não vale nem para cálculo do valor da fatura do cartão de crédito e nem do cheque especial. Mas se você quer ter a sua própria planilha de cálculos em casa, basta ter uma planilha eletrônica como o Excel e seguir os seguintes passos:

  1.    Abra a planilha eletrônica
  2.     Vá em Fórmulas
  3.     Procure por PMT ou PGTO. Clique nela.
  4.     Abrirá uma caixa para preencher os dados
  5.     A taxa de juros dita-se de forma percentual (%) ou se já estiver digitado em uma célula, basta apenas clicar sobre a mesma.
  6.     O período de tempo está especificado como Nper(Número de Períodos(meses) do contrato)
  7.     O valor do financiamento é o VP, Valor Presente, que só precisa digita-lo com um sinal de menos na frente pela fórmula entender que este valor é uma saída de capital. Caso não coloque o sinal de menos, verá que o valor da prestação será negativo.
  8.    Perceba que existe ainda mais uma célula para ser preenchida, o VF, valor final, mas não é necessário neste caso.

Abaixo segue o link do site do Banco Central onde oferecem a Calculadora do Cidadão.

Ainda existe a possibilidade de realizar os mesmos cálculos através de uma calculadora financeira (HP-12C) que é a seguinte:

  1.      F + Clear(juntos) para limpar a memória
  2.     Valor do Financiamento: Digite o valor inicial clicando em “CHS” e “VP” na sequência.
  3.      Taxa de Juros: Digite o valor dos juros e em seguida clique em “i”.
  4.      Número de Meses (período): Digite o número e em seguida clique em “N”
  5.      Próximo passo só precisa clicar em “PMT” que o valor da prestação será calculado.

Caso queiram saber como calcular prestações em atraso com os juros e multa de forma legal, clique http://www.calculandodividas.com.br/2012/09/calculando-multa-e-juros-de-mora.html.

Caso entenda que suas prestações não estão de acordo com o contrato, entenda que gostaria de rever o valor de suas prestações e que fossem calculadas com juros simples para uma futura ação judicial, clique http://www.calculandodividas.com.br/2013/02/calculos-judiciais-de-revisao-de.html.

No mais, quaisquer dúvidas que possuam em relações as dívidas bancárias, estamos aptos a darmos as soluções mais adequadas.

Alerta: Não usem cheque especial!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...