quarta-feira, 18 de julho de 2012

Vamos Acordar? Ajustes de Preços no Brasil!


Vamos Acordar? Ajustes de Preços no Brasil!

Bom dia!

Acho que o inverno chegou realmente. Cachoeiras não são mais opções para lazer. Mas e os preços que pagamos? Já se indignaram alguma vez por pagarmos tão caro assim para termos produtos com maior qualidade?

Muitos brasileiros apenas compram e depois se viram para tentar pagar aqueles desejos de possuírem um produto de qualidade, independente do preço que pagam por eles. Quando nós temos referencias sobre esses preços, nos gera um certo desconforto e  alguns questionamentos, como: Por que, em países mais desenvolvidos, onde as pessoas ganham mais, elas pagam mais barato do que nós brasileiros pelo mesmos produtos que nos vendem aqui? Taxa de Cambio? Impostos? Por que temos que pagar tão caro por produtos de qualidade ou até mesmo por alimentos? O que podemos fazer para conseguirmos ter acesso a produtos de qualidade por um preço menor?

PAREM DE COMPRAR! PAREM DE PAGAR ESSES PREÇOS! PAREM DE CONSUMIR PRODUTOS EM PARCELAS QUE “PODEM” PAGAR! NÃO PAGUEM MAIS ESSES PREÇOS!

Já pensaram que só ofertam produtos a esses preços por que possuem pessoas para pagarem pelos mesmos? Nunca se perguntaram como um produto que custava 1000 reais, por exemplo, ofertaram em promoção por 50% de desconto e mesmo assim essas empresas estão tendo lucro? Por que eles podem vender com 50% de desconto e ainda terem lucro sobre aquele produto? Por que tem gente que paga aquele preço com um valor 50% mais caro! Eles só ofertaram o produto com aquele desconto porque ou teve algum produto substituto ou uma retenção daqueles produtos em estoque.

Outro responsável por esses preços altos: O Governo! Quando existe a possibilidade de abrir o mercado para empresas estrangeiras, aumentando a concorrência e consequentemente a redução dos preços, sendo produtos com qualidades muito superiores que os vendidos aqui, eles taxam essas empresas, carros importados por exemplo, para “defenderem” a industria nacional. Essa forma de”defesa” só impede que a industria se desenvolva e ofereça melhores produtos, com mais tecnologia e inovação. Mas a desinformação da grande parte da população, acredita que isso seria prejudicial por que geraria desemprego. Mentira! Há quantos anos essas empresas estão tendo margem de lucro enormes oferecendo produtos de baixíssima qualidade comparado com o mercado consumidor mundial? Continuamos pagando caro para termos produtos, bens, de qualidade que o mercado mundial consegue consumir de forma muito mais acessível.

Com essa recessão na economia mundial, esse é o melhor momento para o país fazer reformas e ajustar os preços para um valor real e justo. Mas isso não pode ser feito com as pessoas pagando caro pelos preços que nos impõem. Possuímos leis trabalhistas que não incentivam a produtividade, inibe a geração de emprego e mantém funcionários improdutivos trabalhando nas empresas pelo custo de uma rescisão trabalhista. Pagamos impostos caríssimos sobre o consumo de produtos e serviços, muitas vezes pagando imposto sobre impostos. Precisamos de impostos únicos sobre o consumo. Imaginem se pudéssemos reajustar preços dos produtos em 20-30% só com alteração na forma de incidência dos impostos. Imaginem ainda, podermos ter mais 20 a 30% de redução dos preços que pagamos por produtos por começarmos a nos informarmos mais e lutarmos para ter produtos de qualidade com preços reais como é cobrado no mercado mundial. Se um americano que possui renda média mensal 4x maior que a brasileira e paga apenas 400 dólares por um IPhone, porque nós que temos uma renda 4x menor temos que pagar 4x mais por um mesmo produto? Estão observando a disparidade dos preços e da relação de renda sobre o consumo que vivemos aqui.  Seria como se com 400 reais um brasileiro pudesse comprar um I Phone . Mas só que aqui pagamos 2 mil reais, parcelamos em 10x de 200 reais, e a partir da terceira prestação, já se tornaria um preço que talvez um americano não pagasse pelo mesmo produto ou qualquer outro cidadão no mundo que não seja brasileiro e paga cara para dizer que pode comprar aquilo, mesmo sendo caro.

Precisamos ter responsabilidade sobre o que consumimos e sempre refletirmos se o preço que pagamos por aquilo é justo. Todos querem ter produtos melhores, com mais tecnologia e inovação, mas precisamos saber que podemos pagar muito mais barato do que estamos pagando. Vamos mostrar que somos tão exigentes como qualquer consumidor no Mundo e temos o direito de possuímos os mesmos produtos e serviços de qualidade com um preço que seja de acordo com a nossa realidade. Que consumidores no mundo pagariam 2000 “dinheiros” por um telefone? Que consumidor no mundo pagariam 15 mil “dinheiros”(referente a moeda daquele país) num Laptop? Que consumidor no Mundo pagariam 30 mil “dinheiros” num carro sem ar condicionado, direção, abs e outros opcionais que pagamos aqui?

Reflitam! Chegou a hora de lutarmos por reduzirmos esses enriquecimento ilícito de alguma empresas e começarmos a pagar preços justos pelo mesmos produtos que são vendidos no mercado mundial. E começarmos a pagar muito mais barato por produtos que produzimos aqui e nos vende como se pagássemos preços internacionalizados.

Se sentiram indignados? Se sentem indignados por pagarem tão caro por produtos que nos são vendidos aqui no Brasil?

PAREM DE COMPRAR! ACORDEM! PREÇOS JUSTOS, JÁ!



                                                          LEITURA RECOMENDADA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...