quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Juntando os Pontos.

Boa Tarde!

Enfim voltei há ter um tempo para escrever. Nem sempre é possível e tirei um tempo pra descansar um pouco no final do ano, repensar tudo que aconteceu em 2011 e projetar expectativas para 2012.

O tempo é algo muito simples e ao mesmo tempo um bem insubstituível. Tudo se recupera, menos o tempo. A importância de se planejar é sempre ligada ao tempo, reduzindo incertezas e retrabalho. Todos nós podemos planejar e replanejar nossas vidas a cada segundo, mas sempre o nosso futuro que determinará nossas atitudes no presente e não o contrário.

Dentro desse assunto que é o tempo, todo ano se inicia um novo ciclo, com datas comemorativas, dias, meses...que nos fazem acreditar e ter a sensação de que tudo é algo novo e nos cria uma expectativa de mudança, de uma nova atitude a ser tomada. Feliz foi quem inventou o calendário. Podemos utilizá-lo para contar dias que ficaram para trás, se assim for do seu interesse, como esperar por novos momentos que estão por vir.

O engraçado que ao mesmo tempo que acreditamos ter todo tempo do mundo, esse tempo se restringe a necessidades e tomadas de decisões diárias, onde, “todo tempo do mundo” se torna “sem tempo para nada”. Tempo é relativo, como nossos sonhos e pensamentos. Tudo está condicionado ao que acreditamos e o que realmente queremos vivenciar a cada instante. Quantas vezes revemos antigos amigos e parece que foi ontem quando nos pegamos conversando de um momento que vivemos juntos e ficou marcado na mente de todos?
É incrível essa sensação de incerteza e ao mesmo tempo uma ansiedade cuja expectativa se cria em relação a quanto tempo mais teremos para realizarmos minimamente tudo que sonhamos ou supusemos viver. Steve Jobs, em uma palestra em Standford, comentou sobre os pontos que se juntam no decorrer de nossas vidas quando acreditamos efetivamente no que pensamos. Para juntar esses pontos precisamos olhar sempre para o passado e ver tudo aquilo que foi se desenhando e está por se desenhar a cada instante de nossas vidas. De repente, aquele suposto fracasso se torna uma força que vai te direcionar para o caminho realmente certo. Ou aquela desilusão amorosa vai te mostrar se tudo que você imaginava com aquela pessoa poderia se concretizar definitivamente ou não.

Precisamos respeitar o tempo. Precisamos entender o nosso e tudo aquilo que se apresenta de novo a cada dia. Não existe rotina. Nenhum dia pode ser considerado como um outro passado. Pode ser parecido, realizando praticamente as mesmas coisas, mas nada é realmente igual, cada instante é algo novo que vivemos e temos que levar isso adiante. Em algum momento iremos perceber se nossas atitudes foram tomadas realmente de forma correta ou de uma maneira precipitada, sendo em algumas situações, improvável a correção daquilo que já aconteceu. 

As perguntas podem ser as mesmas, mas já existem novas respostas e um novo tempo pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...