Montar uma Empresa ou Estudar para Concurso Público?
Bom dia!
O que faz com que uma pessoa opte por abrir uma empresa à escolher uma estabilidade em concurso público? Qual o risco? Quais dificuldades existem em ambos os casos? Quanto tempo você tem para abrir mão da sua vida até ter sucesso em sua empresa ou até passar num concurso público com um bom salário?
Muitas pessoas devem se questionar diariamente sobre o que fazer em sua vida, qual caminho seguir, quanto tempo se tem para arriscar e recomeçar caso ocorra algo inesperado em seu planejamento. Em nenhum desses casos é fácil saber o que é melhor, cabe a cada um ter seu plano de vida e sonhos a realizar. Não é fácil, para algumas pessoas abrirem e gerirem uma empresa com sucesso, como também não é qualquer pessoa capaz de estudar e passar num concurso público com menos de um ou dois anos de dedicação e estudo.
Eu, particularmente, acredito quem tem capacidade de montar uma empresa, se dedicar seu tempo a criar uma empresa de sucesso, tem capacidade para passar num concurso público, por quê? Qualquer um pode montar uma empresa, basta ter visão e algum conhecimento em determinada área. Mas não é qualquer pessoa que consegue traçar estratégias diferentes para cada situação encontrada diariamente em quem se dedicou a realizar um sonho de ser empresário e prestar serviços a população. O tempo é a principal variável a ser questionada entre a escolha entre esses dois casos. Claro que para montar uma empresa, você precisa ter um capital inicial mínimo para investir, como para quem estuda para concurso exclusivamente, também precisará.
Montar uma empresa é mais fácil que passar em concurso público, mas para se ter sucesso é preciso manter a empresa pelo menos por uns dois anos, se adaptando a todas as mudanças e situações encontradas. Estudar para concurso, passar e ser convocado, leva aproximadamente esse tempo para quem se determina exclusivamente ao estudo. Qual o maior risco entre as duas situações?
Os riscos dependem muito. Variam desde quem depende de você, se existe alguém a compartilhar suas decisões, se você possui condições emocionais a sofrer com as situações diárias que encontrará durante esse tempo, sua capacidade de adaptação, sua dedicação diária e se você está realmente capaz de abrir mão de sua vida, de seus amores, de seus outros planos que você teria antes de tomar essa decisão.
Quando as pessoas próximas a você, por mais que te apóiem, começam a observar que existe muita incerteza em sua decisão, por toda dificuldade que assistem em relação a sua vida, muitas podem começar a te observarem como fracassados, como incapazes de realizar seu objetivo e acabarem abrindo mão e indo buscar novos planos mais estáveis. Principalmente se essas pessoas possuíam sonhos conjuntos com você para compartilharem e não conseguem identificar um futuro próximo estável. “Será que é isso que eu quero mesmo para minha vida?”, muitas pessoas devem perguntar isso quando estão com você durante esse momento de incerteza que é criado em ambas decisões, desde quando você monta sua empresa e ela demora a dar resultado ou quando você opta por estudar para concurso público e sua aprovação leva certo tempo.
Acredite, se você tem realmente um objetivo e acredita nele, nunca será um fracassado mesmo que venha a ter insucesso no futuro. Você já foi capaz de correr riscos, em busca de seus sonhos, que muita gente nunca abriria mão de seu tempo, até por falta de capacidade e determinação, ou por necessidades de ter um emprego que passará a vida eternamente insatisfeito, correndo riscos de no futuro perderem o cargo.
Hoje, por mais dificuldades que existam em termos burocráticos no Brasil, empreender ficou mais fácil. Cabe a cada um saber quanto tempo você pode abrir ao de sua vida, seus amores, sua família, em busca do seu sonho. Além de tudo, sua entrega em ambos os casos é fundamental para seu sucesso e nem sempre, você terá total apoio de quem você acharia que te apoiaria, fazendo com que essas pessoas busquem novos caminhos diferentes do seu.
Eu nem formado sou, mas já tenho planos pra abrir meu próprio negócio, uma consultoria muito inovadora, diferente das que vemos aqui no Brasil.
ResponderExcluir