
Política Monetária Contracionista Diante de uma Economia em Crescimento
O ano de 2011 começou e já tivemos algumas novidades em relação aos discursos dos responsáveis pela economia. Discursos esses que garantirão uma redução na oferta monetária ,redução de gastos públicos no orçamento de 2011 e aumento da taxa de juros para garantirem o nível de inflação esperado.
A redução dos gastos públicos será importante devido ao elevado valor da divida interna, o Governo precisa controlar esse aumento da divida, cortando investimentos públicos. É importante de um lado, já que para reduzir a taxa de juros, onde induz a investimentos privados em capital produtivo, esse tipo de medida é necessária, mas provavelmente não será ainda realizada a redução dos juros esse ano, pelo contrário, na próxima reunião do COPOM, a taxa deverá ser elevada para 11,25%aa.
O aumento da taxa de juros reflete uma redução de moeda em circulação na economia, já que inibirá alguns investimentos que se tornarão menos interessantes do que investir em títulos públicos. Essa é uma medida para controle inflacionário dos níveis de preço da economia para manterem o nível de inflação esperado para o ano, 4,5% com variação de 2 pontos percentuais para baixo ou para cima.
Mesmo com toda essa política monetária contracionista, o Brasil tem expectativas de crescimento de 4,5% ao ano, investimento privados continuarão sendo feitos e novos investidores internacionais deverão aplicar seu dinheiro em capital produtivo aqui no país.
É preciso que ocorra a reforma tributária para reduzir os custos das empresas e aumentar a capacidade de consumo da população, isso refletirá em geração de emprego e renda.
Vale lembrar, que um dos freios do desenvolvimento do país, excluindo a alta taxa de juros que o Brasil insiste em manter, é a falta de mão-de-obra qualificada para determinadas áreas e novos mercados que estão sendo criados com o desenvolvimento no país. A importância da capacitação de parte de uma grande parte das pessoas é de fundamental importância nesse momento de ruptura de um país com uma população sem perspectiva de melhorias na qualidade de vida, para um país com novas condições de inclusão social e distribuição de renda, gerando um desenvolvimento equilibrado e sadio.
Que 2011 seja um ano próspero e de grande realizações a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Deixe aqui seus comentários.