
Há alguns anos estamos observando uma maior preocupação das pessoas em relação a necessidade de preservação dos recursos naturais não-renováveis. Aparentemente, percebe-se que essa preocupação seja real ou pelo menos as pessoas dizem para parecerem envolvidas nas questões ambientais. Diante de várias observações, acredito na segunda hipótese ou até numa terceira hipótese que seria a das pessoas que nunca ouviram falar em desenvolvimento sustentável.
Na verdade, quem criou o termo "desenvolvimento sustentável" foi a ONU na década de 80. Já havia essa percepção da escassez de recursos naturais no mundo, porém muitos países não tratavam isso com a importância devida. A partir de estudos realizados sobre a escassez de recursos naturais, várias políticas começaram a ser tratadas e uma das maiores preocupação dentre todos os recursos naturais foi a percepção de um produto vital para o ser humano. Petróleo?Não. Soja?Não. Carne?Não. Que recurso que seria vital para a sobrevivência da humanidade? A água! Mas não só a água, porque água no mundo tem e muita, mas água potável é um bem finito. "Mas tenho muita água em casa, é só abrir a torneira que encontro água." Pobre coitado que pensa dessa forma! Muitos países no mundo sofrem por escassez de água. Europa tem escassez de água, Oriente Médio, Africa, até América do Norte possui escassez de água. Mas e os Pólos? É só derreter o gelo que conseguimos ter água. Vai lá derreter então!!
A grande questão sobre escassez de água no mundo está relacionada a produção. Quanto é usado de água na produção de 1kg de carne? Alguém sabe? Alguém tem idéia? Google!!?? Dei tempo suficiente para responderem. Na produção de 1kg, em todo o processo de produção, se gasta aproximadamente 20mil litros de água!! Vinte litros, Igor? Não!! São 20 mil litros de água potável!!! Agora voltemos àqueles países que não possuem muita agua, será que eles podem gastar tanta água assim para produzirem alimentos para subsistência da população e para produção industrial? Claro que não!! O que eles fazem então? Pausa para um detalhe. Qual país que possui a maior reserva de água potável do mundo? China? Russia? Quem sabe a Jamaica? Não!!! O país que possui a MAIOR reserva de água potável no mundo é o BRASIL!!!
Sim senhores e senhoras, somos o país com a maior reserva de água potável no mundo!!! Então, o que esses "pobres" países desidratadosa fazem para manterem seu processo produtivo e sua população com o mínimo de água possível para beber? Compram seus alimentos de nós! Compram carne nossa, compram laranja nossa, compram soja nossa, compram todas nossas colheitas felizes!!! E quanto eles pagam por isso? Pagam o preço, APENAS, da mercadoria baseado no preço de mercado mundial(tabela). Essa relação de compra e venda de commodities criou uma discussão por alguns pesquisadores sobre a implementação de uma taxa sobre a água economizada por esses países por todo produto que compram e ao mesmo tempo deixando de gastarem água em seus países. Esse processo de negociação do "produto" água é chamado de água virtual ou hidronegócio. Por que água virtual? Porque os países deixam de gastar água por deixarem de produzir aqueles produtos no seu próprio país. Que coisa linda!! Eles pagam um valor apenas sobre o produto comprado e a água vem de graça? Isso mesmo! Teríamos que cobra-los sobre a água economizada, cobrar uma taxa sobre a água que adquirem indiretamente nos produtos que compram. Mas quem vai chegar e taxar o valor da água por cada produto comprado no Brasil por países que possuem falta de água? O Governo deveria ser o responsável pela criação desse tipo de imposto onde, como a emissão de carbono, cada país deveria pagar pelo excedente que gastam pela água ou deixam de gastar.
Desenvolvimento Sustentável não é só ficar falando em preservação não. Desenvolvimento sustentável precisa estar diretamente ligado ao desenvolvimento econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Deixe aqui seus comentários.