O que você tem a perder?
Bom dia!
O que você tem a perder? Todos possuem algum medo de perder algo que conquistaram com muito esforço? Será que as pessoas quando tomam um caminho diferente do éticamente correto, é por não ter perspectiva de vida ou uma visão atraente do futuro? Qual o risco que você corre agindo de forma errada ou não convencional?
Durante muito tempo, tínhamos diante de nossa sociedade, um controle e limitações pertencentes a uma forma de Governo arbitrária e limitadora. A maioria doas pessoas tinham medo de perder sua liberdade, seus direitos de formarem uma família e terem uma vida condizente com seus esforços e superações. Por mais rígido que fosse o regime militar, muitas pessoas sabiam o que tinham a perder se enfrentassem ou desrespeitassem as leis do país.
Após o fim da ditadura militar, muitas pessoas ainda tinham o sentimento de enfrentamento do governo e naquele momento, se sentiam livres para descumprirem certas coisas que as sufocavam, mas era impossível de fazer devido ao rígido controle do Estado. Isso foi se passando e começaram a perceber que o Estado não coagia e não reagia diante determinadas atitudes que eram confrontadas nos anos passados. Isso foi se multiplicando e, por mais livres que fossemos, acabamos perdendo nossas liberdades hoje por banalização do direito de ser livre.
Após a Ditadura Militar, o Estado perdeu a autoridade de manter a ordem e vários reflexos vimos durante todo esse período, refletindo diretamente em nossas vidas, por um descontrole social que foi iniciado. A Ditadura nunca foi solução, mas os reflexos dessa liberdade que nos foi posta, reflete diretamente na segurança publica nos dias de hoje.
A falta de controle do Estado e a aversão a ditadura militar, criaram vários efeitos negativos na sociedade onde toda essa liberdade se transformou numa ditadura de insegurança controlada por pessoas que viveram durante algum tempo, até começarem a incomodar uma parte da população, num ambiente ausente do poder coercitivo e de controle do Estado.
A insegurança que vemos hoje nas cidades brasileiras, são reflexos de diversos fatores e investimento sociais, mas também pela falta de percepção que algumas pessoas do que tinha a perder.A ausência de perspectiva, ou expectativa de realizações de sonhos pessoais, de uma grande maioria das pessoas, as levou a buscarem alternativas rápidas e que as gerassem determinado poder diante da comunidade que vivem, ausente do Estado de Direito, onde criaram suas próprias regras e normas de convívio. Porém, muitas dessas pessoas deixaram de acreditar que poderia existir um determinado momento que as expectativas que elas não possuíam poderia se aproximar de uma forma rápida e não percebida.
Hoje, o risco de se perder liberdade, ou a credibilidade de quem você é, se tornou muito maior pela possibilidade de planejar uma vida de forma mais segura e próspera que alguns anos atrás não existia. Infelizmente, o país não se preparou para esse momento em que o Brasil está vivendo e isso reflete diretamente na população por não terem tido a oportunidade de se prepararem para esse momento.
Novas oportunidades estão sendo criadas e chegou o momento do Estado se tornar novamente presente em todos os lugares do país, não deixando uma parte da população sem saber onde ir e como se planejar, as deixando a margem de uma zona de risco onde o retorno pode ser rápido, mas sua duração não viabiliza o risco de entrar na criminalidade.
Tenham certeza que hoje vale a pena correr atrás dos seus sonhos, por mais difícil que seja, mas está sendo bem mais fácil de realizá-lo do que em anos passados. O Governo precisa assumir suas responsabilidades e governarem realmente para a população, não deixando que interesses menores interfiram no momento em que o Brasil se tornou foco diante da economia mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Deixe aqui seus comentários.