quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Calculando Dívidas: Financiamento Estudantil - FIES



Calculando Dívidas: Financiamento Estudantil - FIES

Boa Tarde!

Alguém já estudou em alguma Universidade com auxilio do FIES? Já tomou um susto sobre o valor total que foi pago? Pediu revisão? Deveria! O formato do contrato é uma bomba financeira! Leia e entenderá!

Muitas pessoas cursaram seu curso superior com auxilio financeiro do FIES. Acho um ótimo incentivo a educação superior e uma ajuda aquelas pessoas que não condições financeiras para pagar integralmente uma Universidade particular. Porém, o contrato de amortização do modelo antigo é uma bola de neve de juros!

Os alunos começam pagando prestações trimestrais de 50,00 reais. Enquanto isso, os juros mensais, que são calculados sobre o saldo devedor, vão sendo calculados mensalmente e reincorporados ao saldo devedor, o que é ilegal.  Chega um momento que os juros serão maiores que o valor semestral pago, logo haverá uma amortização negativa da divida e o saldo devedor só vai aumentando até o momento dos alunos começarem a pagar os valores totais das prestações.

Os alunos recebem valores acumulados referentes as mensalidades do semestre. Esses valores vão gerando juros mensais e se acumulando ao saldo devedor. É a bola de neve se formando. Aqueles 50 reais que você pagou trimestralmente, não representou praticamente nada na formação do saldo devedor das novas prestações que você deverá pagar. Eles chamam essa fase dos 50 reais de Fase de Utilização, mas deveriam chamar de “ Fase de Capitalização".

Após aproximadamente 4 anos da “Fase de Utilização” você deve ter pago durante 12 meses um valor fixo é chamado de “1ª Fase de Amortização”. Realmente só agora que seu saldo devedor que veio acumulando juros sobre juros durante praticamente 4 anos vai começar a ser amortizado, mas muito pouco. Quem já quitou e pegou o histórico de pagamento pode ver isso na planilha que lhe foi entregue. Em alguns casos a amortização do saldo devedor em 12 meses foi apenas de aproximadamente 500 reais, dependendo do contrato..

Agora vem a “fase boa”! Agora você vai começar a pagar a divida realmente. Aquele saldo devedor que foi criado por todo esse tempo, você vai amortizar por uns 6 anos até zerar sua divida. Essa é a “2ªFase de Amortização” onde se é utilizada a Tabela Price com o cálculo das prestações de acordo com a mesma.  Tabela Price capitaliza juros sobre juros, o que é ilegal. Mas o contrato do FIES, modelo antigo, o novo ainda não peguei para analisa-lo, além de capitalizar juros mensalmente, na “Fase de Utilização” ele amortiza negativamente a divida( Juros maiores que as prestações semestrais pagas).

E você pensa que o Governo está fazendo uma coisa legal, que vai favorecer os estudantes universitários com seu objetivo numa formação superior, existe uma contrapartida muito cara por trás disso! Deve ter sido essa uma das causas de terem criado o NOVO FIES.

Quem utilizou o FIES como financiamento de seus estudos e tiver curiosidade, some tudo que foi pago por todo esse tempo. O juros são relativamente baixos para os juros que são encontrados na maioria das linhas de crédito, porém você pagou praticamente mais um Curso Superior de juros!

O contrato antigo do FIES é um ótimo contrato para pedir revisão dos cálculos!



49 comentários:

  1. meu filho parou a faculdade e agora to devendo o fies o q faco pra pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ver quanto tempo e até qual fase de amortização pagou.

      Antes de qualquer coisa, seria importante procurar um advogado para te orientar. Caso seja passível de revisão, podemos elaborar os cálculos revisionais para vocês.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Boa noite.
    Tenho uma amiga que se enquadra perfeitamente no texto acima.
    o que ela precisa apresentar para vocês elaborarem os cálculos revisionais?
    Obrigado,
    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, Sr Roberto.

      Para realizarmos os cálculos será necessário o contrato do FIES e o histórico de pagamento com os valores pagos por ela.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. ONDE POSSO PEGAR ESSE CONTRATO E O HISTÓRICO? PAGO DESDE 2003 O FIES! E AINDA VOU PAGAR ATÉ NOV DE 2015!!!!
    PAGUEI 50,00 TRIMESTRAIS(durante 5 anos de facul), NO ANO SEGUINTE DE FORMADO 350,00 DURANTE 1 ANO E AGORA É 259,00 SEMPRE.

    ResponderExcluir
  4. quero para na universidade estou no primeiro período de pedagogia quanto vou pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ir na CAIXA para ver as condições para conseguir o financiamento.

      Obrigado!

      Excluir
  5. quanto vcs cobram para fazer o calculo?
    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Rafaela.

      Por favor, nos envie um email que lá explicaremos todas as questões sobre a contratação desse serviço de cálculo revisional do FIES.

      Obrigado.

      Excluir
  6. Como faço para saber quanto ainda devo e até quando vou pagar? No boleto está escrito que a última parcela será em dezembro de 2014, será que é isto mesmo???

    ResponderExcluir
  7. Ola.Boa tarde, comecei o financiamento fies no primeiro semestre de 2002, estou terminando de pagar agora no dia 16/09;2013, o que preciso apresenta pra voes pra ter um calculo de revisão para tentar rever esse dinheiro? e se isso e possível. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Bom dia

    Quais as documentações necessárias para efetuar essa reavaliação, e qual o custo disto?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Como faco pra voces calcularem contrato de financimento de faculdade, creio que esta abusivo. Em qual email devo mandar, e o que devo mandar?att.

    ResponderExcluir
  10. QUAL E MAIL PARA CONTATO? QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAR A REAVALIAÇÃO E O CUSTO DISSO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde,

      No alto da pagina , existe um link. Clique ali e envie-nos seu email.

      Os documentos necessários são: Contrato FIES e a Planilha de Evolução do Financiamento que existe na CAIXA.

      Att,

      Excluir
  11. Boa Noite! Como consigo meu contrato e essa planilha de evolução do financiamento, o contrato eu pedi pra caixa e ela disse que enviaria em 30 dias mais já se passaram 1 ano e nada e essa planilha, como faço para obtê-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Cintia!

      Esses documentos só conseguirá através da Caixa Econômica Federal mesmo.

      Caso não consiga, existe possibilidade de entrar com uma ação judicial pedindo esses documentos.

      Att,

      Excluir
  12. O que acontece se ao fim do curso o Fies não for pago? Já vi varias pessoas falando que nunca pagaram e nada aconteceu, fiquei com duvidas. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas se é essa sua forma de pensar, não deveria nem ter se formado. Precisamos de profissionais éticos para tentar melhor o país, independente de toda abusividade que nos é imposta.

      Uma coisa é não conseguir pagar de boa fé, por diversas razões, inclusive pela abusividade do contrato. Outra coisa é abrir mão do pagamento propositalmente com intuito de dar um calote planejado.

      Não sei qual o procedimento da Caixa em relação a cobrança, mas nos contratos possuem fiadores garantidores do seu crédito, logo, alguém pagará por isso sim.

      Excluir
  13. iniciei o curso no primeiro semestre de 2014, e acabei sendo reprovado e perdendo o financiamento devido os 75% de aproveitamento, qual preciso fazer para pagar daqui a 18 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Melhor coisa a fazer é se informar com a Caixa.

      Att,

      Excluir
  14. Bom dia!
    Ultilezei um ano do Fies depois suspende e agora quero cancelar com amortização! Como devo Calcular?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde!
    Estou passando exatamente por essa situação, onde me deparei com um aumento de mais de 20 mil reais no valor final do financiamento. Estou solicitando o demonstrativo de cálculos, mas a universidade, o MEC e o banco dizem que não são responsáveis por isso.... tive que ir ao Procon para ver se consig esta informação. Como faço para saber se meu caso está neste que você citou no texto?
    Procurei o e-mail de vocês no link no alto da página e não encontrei, poderia me passar? Gostaria de saber dos custos e fazer uma possível reavaliação com vocês.
    Grata.
    Janaina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina, você precisa pegar na Caixa a planilha de evolução do seu financiamento. Seu caso é igual de todos que fizeram o contrato. Na fase que você paga 50 reais trimestralmente, todo o valor dos juros não amortizados pelos 50 reais são acumulados entre si. Quanto maiores os aditamentos e o prazo do contrato, maior são os juros pagos.

      Pode entrar em contato diretamente no meu email(igorbrazao@gmail.com).

      Att,

      Excluir
  16. Boa noite,
    estou fazendo a simulação do fies, porém eu não entendo se na fase da amortização devo pagar os juros daquele mês + a parcela? Quando faço as contas os valores são bem superiores aos que estão ali.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, estou cursando ainda mais quero parar a faculdade.
    Como faço pra calcular o que vou ter que pagar?
    Aguardo retorno, Stefany.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde,

      Precisa ir na CAIXA e ver o seu saldo devedor.

      Att,

      Excluir
  18. Ola. Tenho um contrato do fies de 2008. Ha 10 meses iniciei a fase de amortização com uma parcela de 1924 reais. Hoje resolvi ver o meu saldo devedor, vi que havia a possibilidade de uma renegociação para a ampliação do prazo. Resolvi fazer, e para minha surpresa, a parcela mesmo com o mesmo prazo de amortização restante (146 meses), cai para 1030 reais. Ou seja, eu estava pagando o juros de 9%. Não era para ser automática a redução? Tem como eu recuperar esses 9000 reais que paguei a mais???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente os juros são atualizados automaticamente.
      Além dos juros, pelo valor da sua prestação, muito provavelmente na fase que você pagava 50 reais por trimestre, deve ter acumulado juros sobre juros. Nesta primeira fase é onde existe a maior abusividade dentro do contrato do FIES. Acredito que caiba revisão, sim.

      Excluir
  19. Olá!

    Quero cancelar meu Fies e pagar minha dívida.
    Para tanto, como faço para saber o valor que devo?
    Grata

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, quero fazer revisão do meu FIES, como faço?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, estou com duvida esse mês entrei na fase de amortização II do fies. Porem levei um susto com o aumento da parcela que foi de 249,05 para 384,19. Fiz os cálculos usando a tabela price porem não consigo chegar nesse valor. Como faço para refazer os cálculos e entender como eles estão calculando isso? meu contrato é o modelo antigo e o juros ao mês é de 0,53 %

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prestação é dependente do saldo devedor acumulado na Fase de Utilização. Se fizer a reprodução simples da Tabela Price não irá encontrar a diferença.

      Att,

      Excluir
  22. Boa tarde, no meu histórico informa que minha dívida com o FIES são: R$ 8.000,00, este valor é real ou há outros valores a pagar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ver o valor do saldo devedor. Se o seu saldo devedor corresponder a esse valor, serão os 8 mil reais.

      Att,

      Excluir
  23. Oi boa tarde iniciei o FIES agora só que por motivos especiais, preciso cancelar, gostaria de saber quanto vou pagar pois nem um mês de estudo completei ainda. Se preciso pagar alguma coisa seria em parcelas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ir até a Caixa e solicitar o valor e o cancelamento do contrato. Lá eles irão te informar o quanto deve. A cada dia serão cobrados juros sobre o seu saldo devedor.

      Obrigado.

      Att,

      Excluir
  24. No meu contrato de 2010 estabelece parcela na fase II de 199,00 e agora em 2017 chegou o boleto de 250,00, não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo caso que o meu e o pior que já paguei 3 parcelas de 250,00 e agora vejo que já tem uma para vencer dia 15/06 de 299,00 queria saber se cabe revisão do contrato?

      Excluir
    2. Precisamos analisar os contratos para ver qual o motivo da alteração dos valores e se estão seguindo com as cláusulas contratuais. O grande vilão do FIES é o período que se paga apenas os R$50,00 trimestralmente. Nessa fase que o saldo devedor cresce com acumulo de juros. As outras fases são o reflexo disso.

      Excluir
    3. Como proceder para você analisar meu contrato estudantil (FIES)
      ?

      Excluir
    4. Enviar contrato e a Planilha de Evolução do Financiamento para contato@calculandodividas.com.br

      Excluir
  25. Olá. Muito esclarecedor seu texto. Obrigado. Mas meu problema além disso é outro... Fiz o FIES pq mha graduaçao foi para licenciatura (em que há a promessa do abatimento de 1% para professor). Enfim, formei, leciono a quase 4 anos e já fiz o pedido desse abatimento. O problema é que o pedido já tem 1 ano que foi feito e até hoje nenhuma resposta por parte deles. Enquanto isso estou pagando as mensalidades.

    Sabe me dizer a quem posso recorrer? Pois ao entrar em contato com eles nada resolvem... Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Estamos com um novo site www.calculandodividas.com.br. Pode entrar em contato conosco por lá. Em relação ao seu caso precisaremos analisar o contrato, mas acredito que seja cabível ação judicial. Será necessário que tenha um advogado de confiança que conheça este tipo de ação. Obrigado.

      Excluir
  26. Olá, tenho uma divida de R$ 37.181,24 com o fies. Até quantas vezes posso dividir isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai depender da decisão que tomar e da sua capacidade de pagamento.

      Excluir
  27. Olá, hoje recebi o meu primeiro boleto para pagamento da dívida após ter me formado e ter entrado nessa nova fase após os R$50,00 de juros trimestrais. No meu boleto vejo que há a cobrança de duas parcelas
    Parcela Amortização R$232,00
    Parcela Jutos R$144,94
    o que resulta num total de R$377,27. Minha dúvida é sobre essa de juros, isso é normal ou está havendo abuso? Pois os juros cobrados são equivalentes a 62% do valor da amortização. Obrigado. Como contratar seu serviço para revisão desse financiamento e qual o valor cobrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Rafael! Precisa ler seu contrato para saber como funciona a sua segunda fase. Os valores das prestações dos contratos mais antigos eram a diferença do percentual que o banco cobria e o valor que você pagava.
      Podemos fazer a revisão do contrato, mas como ainda está iniciando o pagamento mais oneroso, na revisão iremos projetar prestações excluindo o excesso de juros cobrados sobre juros na primeira fase.
      Caso tenha interesse, acesse o nosso novo site e nos envie o contrato e a planilha de evolução da dívida. www.calculandodividas.com.br .
      Obrigado.

      Excluir

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...