terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Sua Dívida Virou Uma "Bola de Neve"?



Sua Dívida Virou Uma "Bola de Neve"?

Bom dia!

E chegou 2013! Muitas coisas boas em mente? Ou gastou mais do que devia e começou o ano mais endividado que 2012? Já não olha mais nem seu extrato do banco para não sentir depressão? Se acalme! Existe solução para seus problemas financeiros!

Todo final de ano vem aquela compulsão para gastar dinheiro com presentes, não é? Pode estar endividado, mas entrou um dinheiro a mais de parte do seu 13º salário, então você pode gastar um pouco mais. Quem sabe comprou tudo no cartão de crédito para pagar só em 2013? Então, 2013 já chegou e provavelmente sua fatura do cartão também. Além dessas obrigações, para quem tem filho ou carro, ou os dois, começará a ter mais gastos nesse inicio de ano. É gasto com material escolar(vai parcelar no cartão de crédito?), IPVA, Carnaval, Férias Escolares,etc. O problema nem são esses gastos isolados, mas somando tudo que você deixou acumular em 2012, hoje você não sabe mais nem por onde começar a amortizar suas dívidas, não é? Então tente entender sua situação e dê prioridades!

Não adianta se desesperar! Você possui dívidas como uma grande parte da população também. A culpa não é só sua, até porque se você for observar, uma grande parte desse valor que dizem que você deve é e juros que os bancos e financeiras cobram. Então pare e pense nas suas prioridades! Alguns pensamentos que se deve fazer:

1-Qual o tamanho da minha dívida hoje e como posso fazer para quitá-la? Tenho condição para isso ou vou ficar apertado?

2-Quais são suas prioridades? Vai cortar do seu orçamento familiar o que? Vai passar fome? Vai deixar de pagar uma conta? Vai pedir dinheiro emprestado para algum amigo ou parente?

3-Seu nome já está com restrição ou vai entrar? Como você lida com isso?

4-Perdeu o emprego e suas contas estão estourando e o banco não para de te ligar cobrando?

Bom, para cada situação existe uma solução. Cabe a cada um decidir algo que não se prejudique ainda mais ou se endivide ainda mais no futuro. Normalmente os bancos irão te oferecer um acordo. Eu particularmente sou contra esses acordos porque no montante total da sua dívida já possui uma quantidade alta de juros e quando você refinancia essas dividas, incorrerão ainda mais juros(juros sobre juros) no seu saldo devedor final. E, ainda, o valor das prestações desse acordo serão altas em relação aos seu orçamento, onde, consequentemente, mais para frente, muito possivelmente, terão que refazer o acordo por não estar conseguindo cumprir com as prestações.

Quando sua dívida vira uma bola de neve, a melhor forma de resolver esse problema é judicialmente. Mas por quê? Por que através da justiça você terá muito mais condição de negociá-la, saberá o valor real da sua dívida(através de cálculo revisional), saberá tudo que foi cobrado indevidamente pelo banco onde você terá o direito de receber esses valores de volta, em muitos casos em dobro, devido a “repetição de indébito” e, consequentemente, não vai ficar mais se preocupando em como pagar toda aquela dívida impagável que você possuía e vai poder agir mais racionalmente, disponibilizando uma maior parte do seu orçamento familiar para planejar sua vida. Mas dentro desse planejamento, será necessário que poupe um valor para que tenha condição de realizar um acordo judicial caso tenha que pagar algo sobre aquela bola de neve que foi criada.


2 comentários:

  1. Oi!! Já estou seguindo por aqui também, além do dihitt. Seguirei no twitter também.
    Obrigada por me adicionar.

    @vandaalvarenga

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que existe um blog especializado no assunto. Graças a Deus espantei o fantasma das dívidas aprendendo a gastar menos do que ganho e mantendo minhas expectativas dentro das possibilidades e sabendo viver com uma moeda mais estável.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe aqui seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...